16/09 - Câmeras de monitoramento ajudam identificar autor de furtos de lâmpadas no Centro Comercial

O sistema de monitoramento de câmeras do Centro de Segurança Integrada (CSI) da Prefeitura de Pindamonhangaba identificou nesta semana o autor que estava praticando furto de lâmpadas e luminárias na região central do município.
Na madrugada do último dia 13 de setembro, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) foi acionada pelos agentes que atuavam no CSI informando que perceberam o furto de luminárias numa escola infantil, localizada na Rua Major José dos Santos Moreira.
Diante das características, os GCMs se dirigiram ao local e encontraram nas imediações um suspeito que levava objetos numa sacola. Ao ser abordado e revistado foi encontrada no interior da sacola uma luminária e o suspeito, identificado como A.O.P. confessou a prática do crime alegando ser usuário de crack.
Segundo a GCM, o mesmo já estava sendo monitorado desde o dia 11 de setembro, quando o CSI identificou práticas de vandalismo e furto na região central da cidade e vinha acompanhando esse elemento com suas características físicas.

Vandalismo
O Centro Comercial 10 de Julho e outros pontos da região central estão sendo prioritários nos serviços de monitoramento da segurança pública municipal. Recentemente, outro caso de vandalismo no Centro Comercial também foi identificado por câmeras de monitoramento, quando o CSI identificou ações de vandalismo num poste. Em patrulhamento pela região central e com as características transmitidas, integrantes da GCM lograram êxito em identificar um jovem de 18 anos que foi abordado e confessou o ato, afirmando que estava bebendo com os amigos e que praticou “por graça, para entrar na onda de imitar um amigo”.

Integração
Para o secretário municipal de Segurança Pública, Fabrício Pereira, a tecnologia está sendo importante para reduzir os índices de criminalidade no município. “São mais de 1.000 câmeras que ajudam a identificar autores de delito e as ocorrências de vandalismo ao patrimônio público geram multa aos infratores e ressarcimento dos prejuízos financeiros causados”.
Segundo Fabrício, as imagens são compartilhadas com a Polícia Civil e com a Polícia Militar que agem de forma integrada e justifica a queda média de 30% nas ocorrências de roubos e furtos no município. Segundo o último levantamento divulgado pela Secretaria de Segurança do Estado, de janeiro a julho de 2021 foram registrados 773 furtos e 196 roubos em Pindamonhangaba e no mesmo período deste ano foram 567 furtos e 127 roubos.