14/03 - Defesa Civil atua em ocorrências das chuvas recordes que castigam bairros

14/03 - Defesa Civil atua em ocorrências das chuvas recordes que castigam bairros

A Defesa Civil de Pindamonhangaba tem atuado nas diversas ocorrências ocasionadas às chuvas recordes, que estão castigando diversos bairros nos últimos dias.
Desde domingo (12) em operação, os servidores da Defesa Civil têm desobstruído vias, com a retirada de galhos e árvores, removido terras de barreiras que caíram, e auxiliando famílias em casos de enchentes, bem como a de uma casa, que foi soterrada no Morro dos Macacos.
O diretor da Defesa Civil, Michel Cassiano, disse “que é um local de difícil acesso e que os agentes estão trabalhando desde as primeiras horas desta terça-feira para verifciar se existe vítima e para socorrer caso necessário, além de outros procedimentos que precisam ser executados no local”.
Ele informou que alguns agentes da Defesa Civil têm virado a madrugada para atender aos chamados. “Estamos com frentes trabalhando em praticamete todos os pontos da cidade e estamos de plantão para socorrer às famílias”, avaliou Michel Cassiano.
No domingo, o índice pluviométrico registrado pela Defesa Civil foi de 97mm. A Polícia Milita calculou 86mm e a CIIAGRO 79,5mm. A diferença dos valores é por causa dos pontos de aferição.
Os locais mais castigados foram os bairros Jardim Cristina (ruas Capitão Vicente Vizaco e Francisco Zamith) e Feital (travessa José Francisco da Cruz) com alagamentos, e o Mandu com queda de árvore e galhos, bem como a rodovia Dr. Caio Gomes Figueiredo.
Na segunda-feira (13), o índice pluviométrico chegou a 58mm registrado pela Polícia Militar. A Defesa Civil calculou 31 mm e a CIIAGRO 34,3 mm.
Embora o índice pluviométrico tenha sido inferior ao de domingo, a chuva causou mais estragos.
Houve uma queda de muro na reserva Laguna (Maricá), queda de uma passarela no Rancho Fundo (Piracuama), queda de barreiras nas estradas do Pinga, da Buraqueira e do Trabiju, queda de árvores na rua Conselheiro Rodrigues Alves (Boa Vista) e alguns pontos de alagamentos, como rua 1 e Alcides Soares de Oliveira (Delta), Estrada Jorge Emília Vieira (Cruz Pequena), rua Nassif Salomão Kobbaz (Carangola) e rua Isaura Vieira da Fonseca (Parque das Palmeiras).
O diretor da Defesa Civil afirmou que “as equipes continuarão nesta terça-feira com serviços de limpeza e remoção de alguns galhos e outras ocorrências”.