12/02 - Carnaval terá ação da PM e GCM contra fluxos e aglomerações

Com o objetivo de evitar aglomerações e fluxos em espaços públicos, a Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Guarda Civil Metropolitana (GCM), e a Polícia Militar realizam nos dias 13, 14, 15 e 16 de fevereiro ações de fiscalização e patrulhamento preventivo para coibir a realização desses tipos de festividades nos dias de Carnaval.
Com a decisão de quase todas as prefeituras da Região Metropolitana do Vale do Paraíba em tornar o feriado de Carnaval em dia útil, as atividades comerciais e serviços (exceto atividades bancárias) estarão funcionando normalmente, o que de alguma forma já inibirá a realização de eventos que gerem aglomeração.
A ação dos agentes de segurança coibindo os encontros sociais visa atender um anseio da população, preocupada com aumento do contágio do vírus e a alta nos números de casos e ocupação de leitos hospitalares. “Tivemos em meados de janeiro a consequência da movimentação do Natal e festividades de final de ano. Gripários lotados e índice de ocupação da UTI atingindo 100%. Por isso, devemos ter a consciência de que no momento os encontros sociais precisam ser evitados para preservar a nossa saúde e da coletividade”, afirmou o secretário de Segurança, Fabrício Pereira.
A Prefeitura reforça que através das normas do Plano SP, estando o município classificado na fase laranja, nenhum tipo de evento tem autorização para ser feito em espaço público ou privado. As festas clandestinas que reúnem grande quantidade de pessoas também são foco da fiscalização. As irregularidades serão registradas e o responsável ou proprietário do imóvel responderão por crime contra a saúde pública.
Dentre os pontos já detectados e que receberão a ação estão as praças centrais (Sete de Setembro, Praça do Quartel, entre outras) e a Praça do Imigrante Japonês (Alto Cardoso), além de localidades em bairros distantes denunciadas por festas clandestinas.
Além da fiscalização, os fiscais da Vigilância Epidemiológica e do Departamento de Posturas e Rendas também irão atuar junto aos estabelecimentos comerciais (bares, restaurantes, adegas, entre outros) visando o cumprimento das normas sanitárias em vigor.
O munícipe poderá utilizar o aplicativo E Ouve e formalizar as denúncias através da Ouvidoria Municipal.