25/05 - Pinda promoveu capacitação para munícipes que utilizam cadeira de rodas na última sexta-feira

Na última sexta-feira, 20, a Secretaria de Saúde realizou um evento que abordou o Cateterismo Intermitente Limpo e a Prevenção de Lesão por Pressão - Uma Abordagem Eficiente.
A iniciativa teve como objetivo orientar, tanto as pessoas que utilizam cadeira de rodas, quanto seus familiares, em relação a procedimentos e cuidados na realização do
cateterismo intermitente para esvaziamento da bexiga urinária, e como prevenir o aparecimento de doenças e feridas.
A expectativa era de receber pelo menos 50 pessoas, mas apenas 19 pessoas se inscreveram. A prefeitura disponibilizou transporte e, mesmo buscando as pessoas na porta de casa, apenas 6 pessoas compareceram.
Para a diretora de Atenção Básica à Saúde, Luciana Cruz, “ficamos desapontados ao ver que a Secretaria de Saúde se preocupou em fazer uma ação inclusiva, e a população não teve interesse em aderir”.
Quando o município realiza ações que não têm adesão do público, entende-se que não é de interesse da população que tais eventos sejam promovidos.
Segundo a secretária de Saúde, Ana Claudia Macedo, “estamos sempre promovendo ações que levam conhecimento à população, para que as pessoas sejam cada vez mais autônomas para cuidarem de seu corpo e sua saúde. Para isso, é de suma importância que as pessoas participem de nossas iniciativas”.