23/07 - Gripe: Pinda inicia terceira etapa da vacinação para todos os públicos

23/07 - Gripe: Pinda inicia terceira etapa da vacinação para todos os públicos

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba inicia a terceira etapa da vacinação contra o vírus da gripe (influenza H1N1) na segunda-feira (26).
Para esta fase, a aplicação será de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 às 16, em vários locais: UBS Bem Viver, UBS Vila São Benedito, ESF Feital, ESF Santa Cecília, ESF Cidade Jardim, ESF Castolira, ESF Azeredo, ESF Vale das Acácias, ESF Campinas, ESF Cruz Grande, ESF Bonsucesso, ESF Eloyna, ESF Jardim Regina, ESF Jardim Imperial e Bosque da Princesa.
A terceira fase será para todos os públicos. As pessoas precisam levar documento de identidade.
Atenção
Em virtude da vacinação contra Covid-19, o público deve ficar atento às recomendações do Ministério da Saúde.
A imunização contra influenza só poderá ser feita 15 dias antes ou após a vacinação contra coronavírus. Desta forma, é recomendado que as pessoas que estão recebendo doses da Coronavac/Butantan não recebam a vacina contra influenza entre a primeira e a segunda dose contra Covid-19, pois esse intervalo é de até 28 dias e, portanto, pode não respeitar o período recomendado de 15 dias entre a vacina contra um vírus e outro.
Assim, esse grupo poderá receber a vacina contra influenza 15 dias antes da primeira dose contra coronavírus ou 15 dias após a segunda dose.
No caso das pessoas que estão sendo imunizadas contra Covid-19 com a AstraZeneca/Oxford/FioCruz, que possui um intervalo médio de 3 meses, é perfeitamente possível ser vacinado contra influenza entre a primeira e a segunda dose contra coronavírus, pois o período mínimo de 15 dias entre um tipo de vacina e outro seria respeitado.
Os que ficaram com dúvidas e já foram vacinados contra Covid-19 devem levar a carteira de vacinação e serão orientadas por profissionais de saúde nas unidades.
Vale ressaltar que, em virtude da própria vacinação contra Covid-19 e do respeito ao prazo de 15 dias, este ano a imunização contra influenza será feita durante um período maior. Assim todos os públicos poderão ter tempo para receber vacina contra as duas doenças de forma eficaz e planejada.