23/02 - Campanha da Prefeitura conscientiza a população sobre os malefícios do álcool

No último sábado, dia 20, a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio de uma parceria entre as fiscalizações Sanitária e Rendas com o Centro de Apoio Psico Social Álcool e Droga (Caps AD), realizou uma campanha de conscientização sobre os riscos do uso excessivo de bebidas alcoólicas. Os agentes percorreram dezenas de estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas e distribuíram panfletos com informações sobre a dependência e as consequências que o uso de álcool pode causar ao organismo e ao convívio familiar, social e trabalho.
A ação da Prefeitura fez referência ao Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, lembrado no dia 18 de fevereiro. A data busca conscientizar sobre os malefícios do consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), em todo o mundo, 3 milhões de mortes por ano resultam do uso nocivo do álcool, representando 5,3% de todas as mortes. Além das consequências para a saúde, o uso abusivo do álcool provoca perdas sociais e econômicas significativas para os indivíduos e para a sociedade em geral.
Segundo a Secretária de Saúde, Valéria Santos, o uso abusivo de álcool causa diversos danos às pessoas. Ela também ressaltou a importância de ações de conscientização. “O consumo desregrado de álcool acarreta em vários problemas, não só para a saúde, mas também para o convívio. Existem diversos casos de violência, principalmente doméstica, trânsito, e outros fatores graves relacionados ao álcool. Por isso, informações sobre os perigos que a substância causa devem ser sempre relembradas e por isso a atuação de Poder Público é muito importante”, afirmou a secretária.
Sinais
Os principais sinais de dependência em álcool são: forte desejo ou compulsão para beber; irritação ou alterações de humor quando não tem acesso ao álcool; dificuldades em controlar a ingestão de álcool, em relação ao seu início, término, ou quantidade; evidência de tolerância, como doses cada vez maiores, para atingir os mesmos efeitos causados pelas doses menores anteriores; persistência no consumo de álcool mesmo em situações em que o consumo é contraindicado ou com danos ao organismo. Em longo prazo, o uso de álcool prejudica todos os órgãos e pode causar diversas complicações, como hipertensão, gastrite, úlcera, cirrose e acidentes vasculares.
Procure ajuda
O Caps AD presta atendimento especializado em questões relacionadas ao álcool. A unidade fica localizada na rua Major José dos Santos Moreira, 28 - São Benedito. O telefone de contato é 3550-9988.