18/02 - Com número reduzido de adoções, Cepatas está sem vagas para novos cães

Veterinárias do local contam com compreensão e apoio da população para a abertura de vagas.

18/02 - Com número reduzido de adoções, Cepatas está sem vagas para novos cães

O Cepatas – Centro de Proteção e Atendimento aos Animais – está sem vagas para receber novos cães. Por isso, as veterinárias do local solicitam a compreensão e o apoio da população, até que novas vagas sejam abertas, o que ocorrerá após a adoção dos cãezinhos que já são internos do local.
A veterinária Marcella Christoff explica que devido à pandemia do coronavírus, com as regras de isolamento do Governo do Estado, o Cepatas ficou impossibilitado de realizar feiras de adoção para evitar aglomerações. Como consequência, o número de adoção de animais diminuiu consideravelmente. “Há também as consequências financeiras que a pandemia causou. As pessoas perdendo o emprego e com menos dinheiro, como podem adotar e tratar um animal? Eles custam caro e também ‘competem’ com tantos outros oferecidos e disponibilizados pela internet. Além disso, nós só realizamos a adoção depois que nossos bichinhos são vermifugados, vacinados e castrados, para evitar problemas futuros aos adotantes. Ou seja, sem adoções, temos nosso abrigo lotado”, explicou.
Além deste fator, o Cepatas convive atualmente com um agravante seríssimo e que já está sendo resolvido na medida do possível: um surto de cinomose. “Algum animal deu entrada neste setor com cinomose, infectando os filhotes que ainda não tinham tomado as três primeiras doses das vacinas. Tivemos óbitos e uma situação extremamente triste de se vivenciar”, afirmou a veterinária, lembrando que os animais adultos imunizados não sofrerão qualquer tipo de consequência deste surto de cinomose e que continuam disponíveis para adoção. “Recolher animais, trazê-los para um ambiente lotado e aglomera-los, além da disponibilidade pois eles competem por espaço e comida, configura negligência. E ainda, trazer filhotes sem imunização para um ambiente infectado com um vírus extremamente virulento e com consequências graves, é ter a certeza que morrerão por falta de imunidade. Temos mais de 200 pedidos de recolhimento e fazemos de acordo com a disponibilização de vagas”, explicou a veterinária Marcella, solicitando a compreensão e a paciência da população. “Estávamos organizando uma feira de adoção de animais aqui no Cepatas ainda para o mês de fevereiro, mas tivemos que recuar e aguardar o momento propício para realizar essa ação, que será amplamente divulgada”, garantiu a dra. Marcella.
A cinomose é uma doença infecto contagiosa com uma das maiores taxas de mortalidade entre cães (85%). Afeta, principalmente, cães que se encontram com o sistema imunológico enfraquecido, o que ocorre com mais frequência em filhotes; animais idosos e todos aqueles que não foram imunizados através de vacina específica. Uma vez que a doença afeta o sistema neurológico do animal, há pouquíssimas chances de reversão e quando revertida, o animal costuma ter sequelas e uma sobrevida curta.