13/01 - Janeiro Branco: CAPS de Pindamonhangaba reforça cuidados sobre saúde mental

13/01 - Janeiro Branco: CAPS de Pindamonhangaba reforça cuidados sobre saúde mental

A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Atenção Especial, reforça atenção com o bem-estar mental e emocional neste Janeiro Branco.
As unidades de saúde estarão distribuindo material informativo para o acolhimento dos pacientes. A pessoa que precisa de cuidado ou tratamento de saúde mental pode procurar a unidade de Atenção Básica mais próxima de sua casa. Os CAPs são serviços referenciados, ou seja, o atendimento é realizado via encaminhamento.
O Janeiro Branco alerta a população sobre doenças como depressão e ansiedade. A ação deste ano busca promover um pacto pela saúde mental em meio a pandemia do covid-19. Esta é a 8° edição da campanha, com o tema “Todo Cuidado Conta”. A iniciativa foi criada em 2014, por um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG). O mês de janeiro foi escolhido porque representa um mês de renovação de esperanças e projetos. Como em uma “folha ou uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias.