07/05 - Covid-19: Confira dias, horários e público a ser vacinado a partir de segunda-feira

Primeira dose para 60 anos ou mais continua na segunda-feira
Os idosos que possuem 60 anos ou mais vão continuar recebendo a primeira dose da vacina contra Covid-19 na segunda-feira (10).
A vacinação vai ocorrer das 8h30 às 13 horas no CIAF/Saúde da Mulher – acesso pela rua Dr. Laerte Machado Guimarães e das 8h30 às 11h30, no Bosque da Princesa, CISAS em Moreira César, UBS Terra dos Ipês II, unidade de saúde Nova Esperança (Araretama) e Centro Dia do Idoso (Vila Rica).

Segunda dose para idosos acontece à tarde
A segunda dose da vacina contra Covid-19 para idosos prossegue na segunda-feira (10) – conforme data anotada na carteirinha – no período da tarde, das 13h30 às 16 horas, nos seis locais de vacinação: CIAF/Saúde da Mulher, Bosque da Princesa, CISAS em Moreira César, UBS Terra dos Ipês II, unidade de saúde Nova Esperança (Araretama) e Centro Dia do Idoso (Vila Rica).

Segunda dose para profissionais de educação começa na segunda-feira
A segunda dose da vacina contra Covid-19 para profissionais de educação começa na segunda-feira (10) – conforme data na carteirinha – no período da tarde, das 13h30 às 16 horas, nos seis locais de vacinação.

Profissionais de saúde recebem segunda dose no shopping
Os profissionais de saúde estão recebendo a segunda dose somente no Shopping Pátio Pinda, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.

Pessoas com Down, transplantados, em tratamento de diálise ou síndrome nefrótica serão vacinados a partir de segunda-feira
As pessoas com 18 anos ou mais que possuem síndrome de Down, os transplantados, os pacientes que fazem hemodiálise ou que possuem síndrome nefrótica serão imunizadas a partir do dia 10 de maio (segunda-feira).
Para os que possuem síndrome de Down, a aplicação vai ocorrer na unidade da Apae (Crispim), das 9 às 13 horas. Os demais serão vacinados em qualquer uma das seis unidades tradicionais, conforme horário da primeira dose.
Os transplantados devem levar a carteirinha de saúde que comprova o transplante; os que estão em tratamento de diálise ou que possuem síndrome nefrótica devem levar uma declaração do médico comprovando a comorbidade e o grau.

Para ferroviários, gestantes e puérperas com comorbidade, e pessoas com deficiência permanente será a partir do dia 11
Os trabalhadores ferroviários, metroviários, as grávidas e as puérperas com comorbidade serão vacinados com a primeira dose contra a Covid-19 a partir do dia 11 de maio. A vacinação vai ocorrer nos seis postos tradicionais. No caso de ferroviários e metroviários, eles devem levar documentos que comprovem o local e a função nas empresas.
As gestantes e puérperas com comorbidades devem possuir 18 anos ou mais e levar cartão de gestação, ou laudo médico, declaração de nascimento do bebê e comprovantes da condição de risco, como exames, laudos e declarações.
As pessoas com deficiência permanente devem ter idade entre 55 e 59 anos e levar documentos que atestem a condição e o BPC (Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social).

Para pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos, inicia dia 12

As pessoas que possuem comorbidades e idade entre 55 e 59 anos serão vacinadas a partir do dia 12 de maio. Elas devem levar documentos e laudos que atestem a comorbidade e o grau. A definição de quem está apto para receber a vacina é do Governo do Estado. A Prefeitura é responsável apenas pela aplicação das doses e definição de dias, horários e locais.
As comorbidades definidas pelo Governo são: insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

Motoristas e cobradores de ônibus do transporte público a partir do dia 18
A primeira dose para motoristas e cobradores de ônibus somente do transporte público será a partir do dia 18 de maio. A vacinação é exclusiva para este público e a decisão de quem será ou não vacinado nesta fase é do Governo do Estado de São Paulo. A Prefeitura é responsável apenas pela aplicação das doses, escolha dos locais e horários de vacinação, que serão os mesmos dos demais públicos.
As pessoas devem levar documentos que comprovem o local de trabalho e a profissão.

Sobre os documentos obrigatórios e cadastro
Para a primeira dose, é obrigatório levar documento de identidade e comprovante de endereço. É importante destacar que as pessoas que fazem o pré-cadastro pelo site http://vacinaja.sp.gov.br e levam o termo de vacinação preenchido conseguem ser vacinadas com cerca de 20 minutos a menos de espera.
Para a segunda dose, as pessoas têm que levar documento de identidade e a carteira de vacinação, além do pré-cadastro no site http://vacinaja.sp.gov.br e do ‘Termo de Cadastro Vacinação Covid-19’.
O pré-cadastro é feito exclusivamente pela internet; já o cadastro pode ser acessado pelo site da Prefeitura www.pindamonhangaba.sp.gov.br e deve ser impresso e preenchido.
No site, as pessoas encontram um banner escrito Coronavírus. Lá, escolhem a opção ‘vacinação covid’ e “Termo de Cadastro Vacinação Covid-19”. Quem acessar pindamonhangaba.sp.gov.br/vacinacao-covid já vai entrar direto na página que contém o termo. Uma vez na página, por qualquer caminho escolhido, basta clicar, imprimir, preencher e levar no dia da vacinação.