05/08 - Pinda promove passeata em defesa dos direitos das mulheres no sábado

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio das secretarias de Saúde, de Assistência Social, e de Mulher, Família e Direitos Humanos, e o CMDM (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres), em parceria com diversas instituições, promoverão uma passeata em defesa dos direitos das mulheres no sábado (6), às 8 horas, na praça Monsenhor Marcondes.
De acordo com a presidente do CMDM, Dr. Sthela Simões Freire, o “objetivo é despertar nas mulheres e em toda a sociedade a necessidade de lutar por direitos e denunciar casos de violência, esclarecendo para elas as formas de combater os abusos e os meios de buscar ajuda e apoio, informando sobre a rede de proteção e resguardando os direitos para que elas não se calem. Aliás, o tema da campanha ‘Agosto Lilás’ deste ano é: ‘Não se Cale’ ”.
O secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Ribeiro Salgado, disse que é “fundamental que as mulheres denunciem abusos que sofrem dentro de casa, no trabalho, na rua e em qualquer ambiente. Não apenas elas, mas também seus amigos e familiares. Essa é uma maneira de conseguir proteção. Assim, buscamos com o evento, que inicia com uma caminhada e depois haverá outras ações, meios para fazermos um chamamento para que as mulheres reajam, que denunciem casos de violência”.
A Dr. Sthela Simões Freire ressaltou que “embora os casos de violência contra a mulher sejam elevados em todo o País, ainda não refletem a realidade, pois há muitos casos subnotificados ou sem registro. Por isso é fundamental a participação de todos nesta luta constante em defesa dos direitos da mulher. Lembrando que a violência contra a mulher é também um ato de violência contra toda a família, pois todos sofrem”.
O evento também contará com vários atendimentos, como o ônibus da saúde com exames preventivos; além de outros serviços, serviços jurídicos jurídico, encaminhamento para apoio psicológico, entre outras atividades.
A iniciativa ainda tem o apoio da OAB (Ordem dos Advogas do Brasil), UniFunvic, Senac, Delegacia de Defesa da Mulher, Projeto Recomeçar, dentre outros.

Sobre a campanha
A campanha “Agosto Lilás” foi criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006, e que completa 16 anos de existência, embora ainda haja um longo caminho a ser percorrido em relação à Violência contra a Mulher. De igual maneira, tem que se mobilizar para ampliar as conquistas alcançadas pelas mulheres.
Esse é o propósito do mês “Agosto Lilás”, um convite à reflexão e conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Além de punir os agressores, com o advento da Lei foi possível traçar os tipos de violência doméstica e familiar, buscar formas de fortalecer a autonomia das mulheres, criar meios de assistência e atendimento humanizado, instituir medidas protetivas de urgência e estabelecer a promoção de programas educacionais com perspectiva de gênero, raça e etnia, entre outras propostas.