15/02 - Prefeitura e MRS se reúnem sobre construção de viaduto no Feital e avenida estrutural

A Prefeitura de Pindamonhangaba e a MRS realizaram dia 14 de fevereiro o kick-off (reunião inicial) para tratar das obras de construção do viaduto que ficará sobre os trilhos da empresa na região do Feital, ao lado da Novelis, e da Avenida Estrutural - que vai ligar a SP-62 (Pinda-Moreira César) até a rodovia Presidente Dutra.
Os serviços devem começar em 2023 com prazo para entrega até julho de 2025.
José Roberto Lourenço, da diretoria de projetos e obras prioritárias da MRS, explicou que “a construção do viaduto e outras melhorias fazem parte do conjunto de ações da MRS, que renovou contrato com o Governo Federal em julho 2022, e tem prazo para conclusão das obras até julho de 2025”.
Por parte da Prefeitura, haverá a construção de uma grande avenida fazendo a ligação entre os dois lados da ferrovia, com a obra sendo dividida em fases e com o projeto já concluído.
O prefeito Dr. Isael Domingues afirmou que a construção do viaduto é fundamental para o desenvolvimento de Pindamonhangaba. “Vai facilitar para as empresas escoarem produção e receber insumos, evitando rotas mais movimentadas - como ocorre hoje -, vai ajudar na captação de novos investimentos e na geração de empregos, e ainda facilitar o tráfego de veículos da própria população”.
A secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, explicou que “a Secretaria está com a equipe técnica preparada para assessorar no que for necessário a MRS, contribuindo para a concretização de mais esse importante projeto. A nossa meta é cumprir os prazos dentro do planejado”.
Outros assuntos também foram tratados na reunião, como a mudança do pátio de manobras, da região central para o Araretama - evitando longos períodos de interrupção no trânsito no centro da cidade. O pátio de manobras terá cerca de 1.500 metros de extensão e será iniciado da região do viaduto do Araretama sentido Tremembé. O local contará com várias linhas de cruzamento, uma passarela com acessibilidade para a população, vedações (muros de segurança), sinalização e outros benefícios para a população.
Outra ação a ser realizada é a automação das cancelas na região central, deixando os cruzamentos de linhas mais seguros para a população.
A reunião contou com outros profissionais da Secretaria de Planejamento, como o diretor de Infraestrutura, André Forgati, e o arquiteto Rafael Assis, e por parte da MRS o engenheiro Vinicius Barrichello, do arquiteto e urbanista, Marcos Aurélio Garcia, da gerente de relações institucionais, Rosa Cassar, e do analista de relações institucionais, Bruno Valsani.