29/05 - Prefeitura celebra memória do atleta João do Pulo e realiza homenagens

Nesta segunda-feira (29) completam 24 anos da morte do ex-recordista mundial de salto triplo e medalhista olímpico João Carlos de Oliveira “João do Pulo”. Para referenciar a memória do pindamonhangabense, a Prefeitura realizou nesta manhã a entrega do prêmio “Troféu João do Pulo”, encerrando as ações da programação da Campanha #RacismoNão, desenvolvida pela Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos.
O evento foi realizado na Escola Senac Pinda e reuniu alunos do ensino médio desta unidade escolar e também da Escola Estadual Profª Ismênia de Oliveira. O ponto alto do evento foi a presença da filha do João do Pulo, Thays Fonseca de Oliveira, que recebeu uma das homenagens.
A entrega do troféu João do Pulo é um reconhecimento àquelas pessoas que se empenham para manter viva a memória do esportista através do tema “João do Pulo: ancestralidade, esporte e racismo”. Foram exibidos desenhos e um vídeo protagonizados pelos alunos abordando a vida e os fatos marcantes da história do atleta que tem seu nome marcado no esporte mundial.
Professor Mestre da unidade, Téo Pimenta é um estudioso da trajetória de João do Pulo e foi o responsável pela organização dos trabalhos. O educador físico é um dos fundadores do Instituto Esporte Vale e também recebeu o prêmio João do Pulo. Outro homenageado foi Francisco Machado, idealizador do Salão Online de Humor que retrata diferentes caricaturas do atleta.
“São pessoas que têm em comum a admiração pela história do atleta e reconhecem a sua importância buscando a preservação de sua memória. Hoje é um dia marcante que irá também reforçar nossa luta pela medalha roubada que nosso atleta teve em sua carreira histórica, conforme demonstraram os vídeos aqui apresentados”, afirmou o secretário João Carlos.
O vice-prefeito Ricardo Piorino destacou a história marcante do atleta e que o mesmo não pode ser somente lembrado através de um centro esportivo ou de uma rotatória. “Ele foi um atleta muito acima da média e por isso nossa juventude aqui presente tem sempre que lembrar do João do Pulo como um exemplo de resistência a injustiças. Não vamos medir esforços para reparar essa injustiça e levantar toda midia nacional e nossas autoridades federais para contestar o salto queimado, que posteriormente foi reconhecido como um verdadeiro golpe em sua carreira”, ressaltou Piorino.
Para o prefeito Dr. Isael Domingues existem atualmente diversos e diferentes tipos de racismo. “Hoje é um dia para gente refletir a importância de dizermos não a todo tipo de gesto racista. Não basta dizer que não é racista, tem que ser um militante ativo do anti-racismo. Peço a todos para lutar até o último momento no sentido de reparar essa injustiça com nosso João do Pulo”.
Filha de João do Pulo, Thays Fonseca de Oliveira participou de uma mesa redonda e emocionou a todos no evento. “Quero agradecer a todos por esse resgate da história do meu pai. Ele foi um brasileiro, pobre e negro, que agarrou no esporte a possibilidade de construir uma história feliz e honrada”.
O evento foi finalizado com a apresentação de um mini documentário produzido pelos estudantes do Senac, contando a trajetória de João do Pulo. Ainda participaram do evento a diretora Andréia Hobuss e a coordenadora do SENAC Francine Prolungatti, secretário de Esportes Everton Chinaqui, secretário adjunto de Direitos Humanos Padre Afonso Lobato e presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência Ivonete dos Santos.

Quem foi o atleta João do Pulo?

João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo nasceu em Pindamonhangaba em 28 de maio de 1954, foi um atleta especializado em saltos, sendo ex-recordista mundial do salto triplo, medalhista olímpico e tetracampeão pan-americano no salto triplo e no salto em distância.
João do Pulo participou das Olimpíadas de 1976 (Montreal) e 1980 (Moscou). Sofreu um acidente automobilístico em 22 de dezembro de 1981, quando teve que amputar sua perna direita e encerrar sua carreira. Com o final de sua participação esportiva, João do Pulo ingressou na política e elegeu-se Deputado Estadual por duas legislaturas (1986 e 1990). Faleceu aos 45 anos em São Paulo, no dia 29 de maio de 1999 e foi sepultado no Cemitério Municipal de Pindamonhangaba.