26/05 - Secretário estadual visita ao projeto de equoterapia

Pindamonhangaba atraiu a atenção do secretário estadual da Pessoa com Deficiência, Marcos Costa, por realizar diversas ações em prol das pessoas com deficiência. Uma das iniciativas foi o projeto de equoterapia para cerca de 150 estudantes da rede municipal de ensino.
Por meio de um convênio entre a Prefeitura e a Cavalgar, os alunos com transtornos comportamentais participam de aulas com cavalos ou oficinas – o que têm proporcionado diversas melhorias físicas e psíquicas aos estudantes.
O secretário, durante visita dia 25 de maio, foi conhecer o projeto e acompanhar como Pindamonhangaba desenvilve a ação. A secretária de Educação, Luciana Ferreira, disse “que Pindamonhangaba pleiteia ampliar o serviço para os alunos após eles deixarem a rede municipal. Gostaríamos do apoio do Estado para que os estudantes continuassem assistidos pelo projeto ao deixarem nossas escolas e passarem a ser alunos do Estado. Esse é o desejo da Educação e da equipe da Mulher, Família e Direitos Humanos”.
Ela frisou que, “Além disso, é importante o secretário acompanhar o serviço desenvolvido em Pindamonhangaba para que isso sirva de exemplo para outros municípios. Não penas a equoterapia, mas também nossas ações no NAP, reforço escolar, ações no contraturno, suporte para desenvolvimento psicológico, cognitivo e social, melhorias na psicomotricidade entre outros”.
O secretário João Carlos Salgado explicou que a visita “foi um passo inicial para a busca de parceria com o Estado. Acreditamos que a iniciativa de Pindamonhangaba possa se expandir e precisamos do apoio estadual para isso ,
O prefeito Der. Isael Domine, acompanhou a visita e reiterou o “pleno apoio da Prefeitura nas ações em prol da inclusão e dos deficientes. Temos serviços muito importantes, com resultados incríveis para nossos crianças e temos o sonho de prolongar o serviço e ampliar, para atendermos ainda mais pessoas”.