26/05 - Prefeitura promove Plenária de inclusão

A Prefeitura de Pindamonhangaba promoveu a primeira Plenária Regional da Pessoa com Deficiência dia 25 de maio.
O ato realizado pela Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos de Pindamonhangaba contou com a presença do secretário estadual da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, e a participação de diversos representantes de setores sociais, como Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Câmara de Vereadores, Diretoria Regional de Ensino, Ordem dos Advogados do Brasil, APAE, dentre outros.
A diretora do departamento da Pessoa com Deficiência de Pindamonhangaba, Letícia Souza, abriu o evento com uma explanação sobre a missão da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos.
O secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, disse que a “luta pela inclusão e fornecimento de acesso pleno para assegurar a garantia dos direitos é uma tarefa muito difícil, mas o trabalho dos órgãos públicos e sociedade civil deve se apoiar e continuar na busca de parceiros, bem como estimular os setores da sociedade, e os governos Estadual e Federal”.
O vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos, Ricardo Piorino, reiterou “o compromisso da administração municipal com todos os setores da sociedade para ações na elaboração de políticas públicas de inclusão, que são necessárias para a justiça igualdade”. Ele destacou a importância da aprendizagem em libras para facilitar o acesso à educação e ao conhecimento.
O prefeito, Dr. Isael Domingues, enfatizou o trabalho de redistribuição de ações em prol da inclusão. “Precisamos ter empatia, nos colocar no lugar do outro. Para entendermos a situação que a outra pessoa sente. Assim, o que pode parecer simples para nós, como uma rampa de acessibilidade ou um piso podotátil, faz toda a diferença para um cadeirante ou para um deficiente visual. Precisamos fazer ume revolução e colocar o Poder Público para agir na construção de uma sociedade justa e inclusiva”.
Dr. Isael ressaltou que “atos como a plenária servem também para unir municípios e fazer trabalharem juntos pela inclusão, para fazer a diferença para as pessoas que têm alguma espécie de necessidade e que a iniciativa por ser uma janela do Vale do Paraíba para todo o Estado e Brasil”.
O secretário Estadual Marcos Costa elogiou Pindamonhangaba pela iniciativa. “Parabéns para a cidade por propor essa plenária. Vocês dão um grande passo para o desenvolvimento social e pela inclusão. A deficiência deve ser assunto a ser debatido em toda a esfera da sociedade. Poucas pessoas refletem sobre isso, mas é uma questão que envolve praticamente toda a sociedade. Existe a deficiência que as pessoas nascem com ela e a deficiência adquirida, que acontece após um acidente, algum fato que deixa sequelas físicas e mentais, ou até mesmo podemos entender como necessidade de inclusão para o envelhecimento natural das pessoas. Deste modo, quando pensamos em acessibilidade por exemplo, não existem apenas cadeirantes ou amputados, mas também a mulher grávida, a pessoa que usa muletas, a pessoa que adoeceu. A deficiência desse ser um assunto a ser discutido por todos”.
O secretário citou o exemplo de Pindamonhangaba, com equoterapia. “Fiquei muito feliz em ver uma cidade investindo em projeto de inclusão para crianças com transtornos, como vocês estão fazendo com a equoterapia. Percebemos que a cidade está toda envolvida nesta questão, o que é bastante louvável. Temos que olhar para o futuro e atuar juntos, todos os agentes da sociedade, não apenas o Executivo, Legislativo e Judiciário, mas toda a sociedade. Só com a união de todos podemos transformar a sociedade”.
O evento ainda reuniu dezenas de representantes de diversos órgãos da sociedade civil, dentre eles a presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Ivonete dos Santos, diretor regional de ensino, Luís Gustavo Martins, vereadores José Carlos Gomes – Cal, Julinho Car, Comissão de Pessoas com Deficiência da OAB, Andreza Queiroz, apresentação musical do jovem Jhonathan Rodrigues de Melo Cardoso e citação ao jovem artista Lucas Souza Melo.