26/05 - Pinda promove Festival de Esportes, Corrida João do Pulo e Domingo no Bosque na Campanha #RacismoNão

A Campanha #RacismoNão, organizada pela Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos da Prefeitura de Pindamonhangaba, terá diversos eventos nos próximos dias.
No sábado (27), das 7 às 11 horas, o Laboratório Central (rua Major José dos Santos Moreira, 427), recebe a ação de coleta de material da exames de anemia falciforme.
Ainda no sábado será realizado o Festival de Atletismo João do Pulo, a partir das 8 horas, no Centro Esportivo João Carlos de Oliveira.
De acordo com diretor de Esportes, Dante Guerrero, o evento, que é organizado em parceria entre as Secretarias de Esporte e de Mulher, Família e Direitos Humanos, vai reunir mais de 300 alunos das diversas modalidades do atletismo. “Haverá uma vivência de competição em formato lúdico na pista do João do Pulo. A iniciativa vai reunir crianças dos polos do Araretama, Cidade Jardim, Crispim, Jardim Regina, Cidade Nova, Zito e João do Pulo”.
Ele explicou que, além de provas e exibição similar ao tradicional Festival de Esportes, a ação ainda terá um ato contra o racismo e o preconceito. “Precisamos despertar em nossas crianças a importância da igualdade racial e da luta contra o racismo”.
No domingo (28) haverá a segunda etapa do Circuito de Ruas, às 8 horas, que será no CE João do Pulo, em homenagem ao atleta.
Também no domingo, o Domingo no Bosque terá uma grande programação a partir das 9 horas com diversas atrações. O evento vai até as 16 horas e terá yoga, Dança Circular “Ancestralidade Negra/danças para Liberdade”, Jongo, Capoeira Pé na Ginga, Puxada de Rede, Maculelê, Contação de histórias “Contos Africanos”.
Na segunda-feira (29), das 11 às 12h40, o Senac Pindamonhangaba recebe a apresentação “João do Pulo: Ancestralidade, Esporte e Racismo”, além da entrega da premiação às escolas municipais do concurso “As referências de Dr. Luiz Gama e João do Pulo no contexto da luta dos negros.
O secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, disse "que as ações contra o racismo e pela igualdade racial têm que ser continuas. Precisamos entender que o racismo existe e precisa ser combatido todos os dias. Nossa luta é eterna para provar que somos iguais, para que as pessoas parem de fazer julgamento pela cor da pele”.