19/12 - Feste ganha prêmio de Direitos Humanos da OAB de Pindamonhangaba

Fim de ano é tempo de reflexões, fazer um balanço, encerramento de etapas e, nesse espírito, foi realizado o 1º Prêmio de Direitos Humanos, idealizado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB – Pindamonhangaba, que aconteceu no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, na quinta-feira (15). A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Feste – Festival de Teatro de Pindamonhangaba – foi premiada na categoria “Cultura”.
Segundo a presidente da comissão de direitos humanos Sthella Freire, “o 1º Prêmio de Direitos Humanos nasce da ideia de contemplar instituições, pessoas, personalidades, agentes públicos que atuam em prol e em defesa dos Direitos Humanos e incentivar tais atitudes”. E foi com essas pessoas, engajadas com o bem-estar social e comprometidas em assegurar os direitos, que o auditório do Museu Histórico ficou lotado.
“É uma honra que o FESTE receba este prêmio, resultado acima de tudo da conquista da liberdade de expressão das peças teatrais apresentadas ao longo destes anos. Também fechamos com chave de ouro, pois neste ano tivemos a Lei 6510/22 que torna o Festival como parte do Calendário Oficial do Município, além da indicação do Conselho de Cultura e aprovação por parte do Conselho de Patrimônio do FESTE como primeiro patrimônio imaterial de Pindamonhangaba”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.
“O Feste ter sido indicado e ter ganhado este prêmio, mostra seu valor histórico/cultural. Afinal, são 44 anos transformando nossa cultura e trazendo a magia do teatro ao nosso município, transformando a cidade em uma referência nacional nas artes cênicas”, afirmou a diretora de Cultura da Prefeitura, Rebeca Guaragna Guedes.
“Mais uma vez um marco histórico acontece nas dependências desse icônico prédio, agora um tanto diferente dos eventos de outrora que eram construídos sobre a supressão de direitos tão humanos, com a liberdade. O evento desse dia 15 de dezembro de 2022, é o reflexo dessa sociedade pós-moderna que luta para que os direitos humanos sejam assegurados a todos”, analisou o gestor cultural do Museu, Mauro Celso Barbosa.
Os premiados da noite foram: Comissão da Memória, Verdade e Justiça da Escravidão (categoria Direitos Humanos na Educação / Entidades); Festival Nacional de Teatro FESTE (categoria Cultura); Gerdau (categoria Empreendedorismo); Professor Wagner Eduardo (categoria Educação e Direitos / Persona); Quebrando Tabu (categoria Ato Político em prol dos Direitos Humanos); Andreia Campos Sales APAE (categoria Personalidade / Uma Voz que Inspira); Luísa Guedes (categoria Agente Público); Empório Filhas da Luta MST Cozinha Solidária MST (categoria Direitos Humanos / Projetos Sociais); e receberam o Prêmio Especial Júlio Lancelotti os seguintes projetos e pessoas: Fernando Antunes Lima APAMEX, Projeto Recomeçar DDM; Dr. Jaime Meira do Nascimento – Promotor de Justiça, e Yag Bar.