18/05 - Equipe da Prefeitura participa de workshop sobre diversidade e inclusão

Membros da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos da Prefeitura de Pindamonhangaba foram convidados a apresentar para grupos de RH de diversas empresas da cidade e região as ações realizadas e os projetos desenvolvidos pela pasta.
Na manhã do dia 12 (segunda-feira) as palestras ocorreram no Workshop Diversidade & Inclusão da Tenaris Confab. O secretário adjunto, Padre Afonso Lobato, e a diretora do Departamento da Mulher e Família, Luciana Simonetti, apresentaram os projetos, ações e campanhas desenvolvidos pela Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos e reforçaram a importância das parcerias entre Poder Público e privado.
Logo após, o segundo momento do evento foi a palestra de Luanny Faustino, uma executiva da Tree Consultoria, que ressaltou os critérios de escolha e de profissionalização dos trabalhadores e suas atividades.
De acordo com ela, o mundo mudou muito e, com isso, os critérios de escolha e as prioridades das empresas em relação às pessoas também mudaram. Deste modo, é importante a discussão entre o Setor Público e as empresas do setor privado.
Ainda no evento foram debatidas metas a serem desenvolvidas pelas empresas, como diversidade, igualdade, inclusão e pertencimento.
“O respeito à diversidade é essencial, pois o valor que cada pessoa pode trazer, sua capacidade e seus talento somam muito para as empresas e para a sociedade. Com isso, abrir mão do respeito à diversidade é perder talentos e oportunidades”, afirmou Luciana Simonetti.
Ela explicou que “outro elemento importante apresentado foi a equidade. Não somos iguais, mas todos devem ser tratados com igualdade, com respeito e com valorização, evitando comportamento moralista, racista e preconceituoso, pois a pessoa vale por aquilo que ela é. Sua essência é ser uma pessoa humana e garantir seus direitos”.
Padre Afonso Lobato disse que as discussões são fundamentais, “porque precisamos não apenas incluir, mas tornar a pessoa pertencente e aceita no lugar em que ela estiver. E tornar a pessoa pertencente é um grande desafio para todos nós. Esse é um dos propósitos da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos da Prefeitura”.