21/07 - Parque do Trabiju discute ações preventivas e de combate a incêndio

Com o objetivo de padronizar e integrar ações de combate ao fogo, o Parque Municipal do Trabiju promoveu uma reunião técnica, na última semana, em que estiveram presentes representantes de vários segmentos tais como empreendimentos do entorno (Fazenda Santa Helena e Mineradora Tubarão), conselheiros e funcionários ligados à administração do parque e a Prefeitura. Moradores do entorno também participaram, além da Defesa Civil Municipal.
O Parque Natural Municipal Trabiju foi representado pelo diretor de Meio Ambiente Rafael Ribeiro, assessora Cíntia Ramos e servidores Claudionor da Silva e Eleine Santos Romão.
A Prefeitura, através de seu Departamento de Meio Ambiente e a Defesa Civil vem implementando várias ações para trazer segurança e eficiência ao combate de incêndios no município.
Entre as ações, destaque para a Operação Corta Fogo, coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Para implementar a operação, foram contratados serviços terceirizados para a formatação de legislação de criação da Brigada de incêndio e Plano de Trabalho para a execução das ações propostas pelo convênio entre o município e a Operação Corta Fogo. Destaca-se também o incansável trabalho que já vem sendo realizado pela Defesa Civil do município, mobilizando e treinando Brigadas de Incêndio voluntárias em diversos bairros, bem como realizando campanhas educativas para a prevenção de incêndios.
Segundo Michel Cassiano, diretor da Defesa Civil de Pindamonhangaba "são importantíssimas estas reuniões para discutirmos ações de prevenção e combate a incêndio, desta forma preservando o meio ambiente e as riquezas naturais do nosso Parque Trabiju. Fico grato e feliz em ver esta sala cheia de pessoas comprometidas com este tema (prevenção de queimadas). Cabe ressaltar que Defesa Civil é um conjunto de ações, ou seja, não é somente atendimento as urgências de combate a incêndios, entre outras ocorrências de Emergências de competência deste importante Departamento, mas também ações de Preparação/Prevenção: como as brigadas que foram criadas em 2021 e 2022, no Ribeirão Grande/Piracuama/Centro, as campanhas, e esta reunião da câmara do Trabiju, para tratarmos destes assuntos. Acredito que todos saíram daqui hoje entendendo que: Defesa Civil somos todos nós".
Para a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, as ações em conjunto com a comunidade são muito importantes, pois as pessoas que moram no entorno do parque são os primeiros olhos no local, que podem verificar focos de incêndio ou alguma outra ocorrência. “Contamos muito com o apoio da população e, enquanto poder público, estamos buscando estruturar cada vez mais respostas mais imediatas e eficazes, principalmente em caso de incêndios florestais, já que o parque é uma unidade de conservação. A gente quer muito preservar esse espaço tão rico e tão