16/02 - Programa Mov.Cicla abre inscrições para participação na formação 2023

Criado a partir de uma necessidade municipal - o desafio para o engajamento popular na colaboração com práticas individuais e coletivas de limpeza urbana - o Programa Mov.Cicla surgiu como uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, elaborada e desenvolvida pelo Instituto Sabiá e incentivada pela Novelis. Ele tem como objetivo central ressignificar e qualificar as culturas de consumo locais e mobilizar as comunidades a colaborarem com a gestão inteligente de seus resíduos no município a partir de diferentes formas de ação.
Em 2023, as ações do programa têm continuidade com a formação socioambiental na qual, através de uma trilha de aprendizagem híbrida e dialógica, os participantes são estimulados a compartilhar saberes, reflexões e experiências e a implementar boas práticas de consumo e de gestão do resíduo domiciliar e comunitário, visando o engajamento comunitário, abordando temas como: Sustentabilidade integral e regeneração; Consumo consciente e Gerenciamento de resíduos no lar e na comunidade; O potencial dos ambientes naturais e construídos como agentes educadores; O potencial da Mobilização Comunitária; e Design e Implementação de projetos de responsabilidade socioambiental e cidadania.
Neste ano, a formação traz o slogan “Nossa atitude pode transformar a realidade” e é composta por encontros virtuais e presenciais, estudos na plataforma virtual Mov.Cicla e propostas de atividades no cotidiano. Tem como público alvo educadores, estudantes, agentes de saúde e de vetores, catadores de materiais e lideranças comunitárias de Pindamonhangaba.
O cumprimento de todas as etapas propostas ao longo deste ano conferirá ao participante um certificado de até 120 horas, emitido pelo Instituto Sabiá e validado pela Secretaria de Educação do Município. As inscrições para participar desta formação estão abertas até 08 de março.
Para mais informações sobre o programa acesse o site www.movcicla.eco.br, onde você também poderá se inscrever, e também o site oficial da Prefeitura www.pindamonhangaba.sp.gov.br.