15/02 - Prefeitura e parceiros criam Plano de Manejo de Abelhas

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Departamento de Agricultura, criou o Plano de Manejo de Abelhas. A iniciativa teve a colaboração da APTA - Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Ibama, Instituto Florestal e Sindicato Rural.
O Plano de Manejo foi criado devido à crescente demanda que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros vêm recebendo de pedidos envolvendo a retirada de abelhas. Para a criação do Plano, foi formado um Grupo de Trabalho, que elencou diretrizes e procedimentos, com a finalidade de instruir o manejo adequado das colmeias e eliminar o risco à população.
Entre os destaques do Plano de Manejo está um formulário criado para triagem de acordo com a gravidade de cada situação, orientando os procedimentos para atendimento.
Segundo a secretária de Meio Ambiente da Prefeitura, Maria Eduarda San Martin, a organização das ações visa beneficiar a população e garantir a segurança tanto do solicitante quanto das equipes de ação. “Com a criação do Plano de Manejo de Abelhas, além de ser uma ação que visa a preservação desse tipo de espécie ao evitar ações inadequadas de retirada das colmeias, agora passamos a regulamentar o fluxo deste tipo de ocorrência e, a partir dos dados gerados, poderemos direcionar a gestão para ações mais eficientes, antecipando soluções”, afirmou a secretária.
O Plano de Manejo de Abelhas está disponível no site da Prefeitura www.pindamonhangaba.sp.gov.br, na sessão “Secretarias”, dentro de Secretaria de Meio Ambiente.