08/03 - Pinda lança edição de 2023 do programa Mov.Cicla

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, lançou dia 7 de março a segunda edição do programa de capacitação Mov.Cicla, elaborado e desenvolvido pelo Instituto Sabiá em parceria com as secretarias de Saúde e de Educação e incentivado pela Novelis.
Antes da cerimônia, a diretora executiva do Instituo Sabiá, Larissa Nery, destacou os objetivos do programa e realizou homenagens a membros dos grupos de trabalhos realizados nos bairros de Pindamonhangaba: professora Elizângela de Godoi, professor Carlos Roberto, Flavia Tiaki e Maria Cristina Costa.
Larissa Nery disse que “segue com objetivos fundamentais para 2023, com mobilização das comunidades para colaborarem com boas práticas para consumo consciente em relação à geração de resíduos”. Ela explicou ainda que “a iniciativa visa ainda a elaboração de projetos socioambientais e de responsabilidade socioambiental e de cidadania”.
A representante da Novelis, Bruna Varella, afirmou que "a iniciativa é muito importante para o futuro e a empresa sempre estará aberta a apoiar iniciativas ambientai. Esse projeto está conectado com nosso propósito e com nossa política de buscar um mundo sustentável”.
A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, explicou que a boa gestão dos resíduos é fundamental para o município. “A geração e descarte de resíduos é o nosso principal problema ambiental. Desta forma, são importantíssimas as ações de inclusão e de formação professores, que são os maiores agentes transformadores, que vão nos ajudar a transmitir o conhecimento”.
A secretária de Educação, Luciana Ferreira, enalteceu o trabalho integrado realizado em Pindamonhangaba em diversas áreas, em especial na questão social e ambiental. “É uma forma também de reciclarmos nosso pensamento e essa atividade tem papel de destaque na educação porque entendemos que ações como essa podem transformar pessoas e o mundo. Nossa equipe está toda empenhada e com reflexão e o cuidado especial com as crianças é possível fazer grandes mudanças para o futuro”.
O vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos, Ricardo Piorino, representando o prefeito Dr. Isael Domingues, elogiou o programa “porque qualifica as culturas de consumo local e mobiliza a comunidade a colaborar com a gestão inteligente de seus resíduos no município a partir de diferentes formas de ação”.
Piorino ressaltou que “o trabalho auxilia ainda na formação de cidadãos mais conscientes sobre seu papel na sociedade e, com isso, contribuirão de maneira efetiva no desenvolvimento e participação de atividades socioambientais. Sabemos que é uma missão árdua, difícil, mas precisamos nos empenhar nas questões ambientais e uma delas é a separação do lixo seco do lixo úmido, evitando sujeira, desperdício, proporcionando melhor gestão dos resíduos e uma cidade com mais qualidade de vida”, garantiu o vice-prefeito.
Os vereadores Rogério Ramos e Carlos Moura Magrão também participaram do evento.