03/08 - Prefeitura de Pindamonhangaba e Você Recicla lançam programa de economia circular

03/08 - Prefeitura de Pindamonhangaba e Você Recicla lançam programa de economia circular

Iniciativa permite trocar o material reciclável limpo por dinheiro ou resgate em compras com parceiros, e outros benefícios

Parceria entre a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba e a Você Recicla – startup que opera a logística reversa de embalagens pós-consumo, incentivando a reciclagem, - vem para contribuir no fomento da economia circular e evitar que materiais recicláveis vão parar no aterro sanitário. O lançamento do primeiro “Box da Reciclagem” será realizado na terça-feira (9), às 10 horas, no estacionamento da Prefeitura, com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino.
A estação de reciclagem une as empresas de bens de consumo e o poder público nos esforços com a recuperação dos resíduos, contribuindo para resolver o problema do lixo doméstico. Além disso, traz oportunidade de crescimento de renda para os profissionais que trabalham com reciclagem e serve de incentivo para os consumidores se engajarem com a causa.
O mercado consumidor brasileiro é o terceiro maior gerador de resíduos, atrás apenas de Estados Unidos e Japão. A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), que reúne pesquisa de reciclagem e coleta de resíduos, estima que são reciclados apenas 4% dos resíduos gerados no país, movimentando R$ 12 bilhões por ano na economia do país.
“Nosso modelo é novo, disruptivo, e combina a complexidade de integração de vários players com a simplicidade e clareza na operação”, diz o CEO e fundador da Você Recicla, Rodrigo Rocha.
A economia circular e a busca de produtividade aplicadas na lógica do negócio trazem benefícios a todas as partes integrantes do projeto. Desde consumidores, que são atraídos pelo Programa de Reciclagem, e recebem prêmios que são trocados em um aplicativo a partir do acúmulo de créditos, passando pelo estímulo ao micro empreendedorismo para pessoas de baixa renda, que são apoiadas pela própria empresa na busca de financiamento e crédito para abertura de suas estações de reciclagem, chegando até o meio-ambiente, que se beneficia diretamente pela recuperação dos resíduos.
“Acabamos de criar a Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos, o objetivo é provocar a disrupção nos serviços públicos, acabar com o ‘sempre foi assim’. A ação é pioneira na abordagem da quíntupla hélice, conceito de inovação que inclui meio ambiente. A primeira etapa de uma ação que traz resultados imediatos a população”, diz o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso.
“A economia circular é um conceito novo, que incentiva medidas já conhecidas e praticadas pelo município de Pinda. O box da reciclagem é mais uma ação nesse sentido, integrando as secretarias e agregando as boas práticas de reciclagem e redução de consumo com a questão econômica, além da educação ambiental. Nesse formato, todos saem ganhando”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin.

Na prática - O projeto prevê que, a partir do aplicativo, o próprio consumidor localize o box de reciclagem mais próximo, levando seus resíduos sólidos recicláveis – que devem estar limpos e separados. Depois de pesados, eles são convertidos em créditos que podem ser trocados por recompensas (dinheiro em conta ou bônus), disponibilizados em aplicativo ou parcerias estabelecidas com o varejo e serviços.
A operação da Você Recicla inicia com o consumidor final, ao se cadastrar gratuitamente no app, passa a ter acesso a uma série de vantagens. A primeira é o passo mais importante: educação para a reciclagem, realizada por meio de vídeos com treinamentos sobre o descarte correto dos materiais de papel, metal, plástico e óleo de cozinha.
A estação de reciclagem funciona como uma mini cooperativa. O operador recebe o material reciclável do consumidor, pesa, tria, organiza e envia ao Centro de Consolidação que armazena o material até volume suficiente para que sejam enviados diretamente para grandes recicladores. Lá eles são transformados em matéria-prima e voltam para a cadeia produtiva e depois para o consumo novamente.

SAIBA O QUE VALE MAIS CRÉDITO NA VOCÊ RECICLA
Obs: os materiais devem estar limpos
- embalagens de plástico, garrafas de água e de refrigerante, embalagens de manteiga e margarina, sacos plásticos, frascos de cosméticos e material de limpeza;
- embalagens de alumínio, como latinhas de refrigerante e cerveja, latas de aerossol vazias;
- embalagens de papel e papelão;
- óleo de cozinha (armazenado em garrafa pet).

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.