15/05 - Secretaria de Habitação realiza homenagem para assistentes sociais

A Secretaria de Habitação de Pindamonhangaba realizou nesta segunda-feira (15), Dia do Assistente Social, um café da manhã para homenagear a sua equipe Técnica de assistentes sociais.
A servidora pública assistente social homenageada neste ano com um Certificado de Honra ao Mérito pelos inúmeros serviços realizados como profissional em nossa cidade, foi Maria Fernanda Corrêa da Silva Ribeiro, servindo a cidade e toda sua população há 33 anos.
Fernanda é formada em Serviço Social pela Universidade de Taubaté. Ingressou na Prefeitura por concurso público em 1989, quando o Departamento de Promoção Social funcionava embaixo do viaduto. Ali, passou a coordenar o Balcão de Empregos e os cursos profissionalizantes que eram oferecidos pelo município. Trabalhou no plantão da Subprefeitura de Moreira César e retornou para o Departamento sob o viaduto para trabalhar também no plantão. Em seguida, foi chamada para trabalhar no Departamento de Saúde, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) nos bairros Crispim, Araretama, Moreira César, Ouro Verde e centro. Em seguida, trabalhou no prédio do INSS onde funcionavam as especialidades médicas da saúde municipal, setor que coordenou, inclusive na mudança para o prédio da rua Rubião Júnior. Trabalhou na assistência social da Secretaria de Saúde.
Foi a primeira assistente social a trabalhar no primeiro CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) implantando em Pinda, no bairro Castolira. Afastou-se do trabalho por nove meses entre 2005 e 2006 para tratar um câncer, e quando retornou ao trabalho, atuou no setor de benefícios de prestação continuada e assistência social da saúde para, em seguida, assumir a coordenação dos Cras, cargo que exerceu por seis anos e meio. Depois foi transferida para o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
Atualmente atua na Secretaria de Habitação, onde há quase 10 anos vem contribuindo com seu trabalho, acompanhando famílias e alegrando toda equipe ao seu redor.
Foi casada por 39 anos com João Bento Ribeiro, com quem teve duas filhas, Livia e Fernanda. Com elas dividiu muitos momentos da vida profissional, principalmente nas rondas noturnas para abordagem de moradores de rua nos dias de semana e nos plantões funerários de final de semana. Para elas, passou muitos ensinamentos sobre o serviço social que formaram valores fundamentais de cidadania.
Nascida em Pinda, Maria Fernanda é filha do advogado e ex-vereador Angelo Paz da Silva e da professora Gilcéa Apparecida Corrêa da Silva, cujas carreiras profissionais voltadas a servir o próximo influenciaram na sua escolha profissional.
Para ela, "o mais importante é dizer o quanto amo meu trabalho", sublinhou Maria Fernanda quando convidada a recordar sua história no serviço social da Prefeitura.
Para o secretário de Habitação, Felipe César, “é uma grande alegria ter na Secretaria de Habitação e poder homenagear uma profissional tão dedicada e compromissada com sua missão, como é o caso da assistente social Fernanda”.