28/04 - Pinda participa de encontro com prefeitos latino-americanos no BID

Cumprindo uma série de compromissos nos EUA, o prefeito de Pindamonhangaba Dr. Isael Domingues participou nesta semana de um importante encontro junto ao BID (Banco de Desenvolvimento Interamericano).
Na oportunidade, foi realizado um networking para prefeitos latino-americanos e do Caribe fortalecendo a liderança das cidades no acesso ao financiamento através da troca de conhecimentos e lições compartilhadas para desenvolvimento sustentável dos municípios.
Durante o encontro ficou evidente que o planejamento urbano deve promover um crescimento sustentável e inclusivo das cidades, levando em consideração os desafios econômicos, sociais e ambientais de cada cidade, bem como os vários elementos envolvidos no ambiente construído como transporte, habitação, comércio, serviços, equipamentos e espaços.
“Está sendo, de fato, uma experiência fantástica, com a oportunidade de explorar visões com a finalidade de conduzir investimentos para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades. Com isso, estamos tendo acesso a ferramentas de planejamento, de gestão e de financiamento adequados para projetos de investimento específicos”, ressaltou Dr. Isael.
Pindamonhangaba já possui projetos de destaque que, com o investimento adequado, poderão influenciar positivamente na vida das pessoas. Segundo o prefeito, a tônica dos encontros está sempre focada no desenvolvimento de ações de responsabilidade socioambiental. “Conversamos com o prefeito de uma cidade mexicana que implantou um sistema de energia fotovoltaica, que garante energia elétrica para a frota de veículos da Prefeitura levando, além de economicidade, um ganho ambiental intangível”, afirmou Dr. Isael.