08/03 - Dr. Isael discute com vice-presidente Geraldo Alckmin investimentos do Governo Federal para Pindamonhangaba

O prefeito de Pindamonhangaba Dr. Isael Domingues está cumprindo agenda nesta terça-feira (7) em Brasília e foi recebido pelo vice-presidente da República Geraldo Alckmin, filho da terra e ex-prefeito do município (1977-1982). Durante o encontro, o prefeito abordou investimentos que o Governo Federal poderá realizar no município.
Dentre as pautas reivindicadas pela gestão municipal, Dr. Isael solicitou recursos para uma das maiores obras de drenagem que o município necessita atualmente, visando contemplar a construção de uma nova galeria de galeria de águas pluviais na região do São Benedito, que beneficiará especialmente os moradores, comerciantes e proprietários de imóveis da rua Con. José Luiz Pereira Ribeiro (região da Aerofisic e Oficina Vitorazzo).
Outra importante pauta do encontro foi a solicitação de investimento para obras viárias de implantação da Via Estrutural, uma nova via pública que ligará a Rodovia Abel Fabrício Dias (região da GV e FATEC) até o bairro do Feital (região da Novelis e Distrito Federal).
Para esse investimento, o município já está contando com os investimentos da empresa MRS Logística, que ao renovar sua concessão de exploração do transporte ferroviário com o Governo Federal incluiu a construção de um viaduto sobre os trilhos da rede ferroviária próximo à indústria Novelis. “Essa será a maior obra de infraestrutura do município para os próximos anos e precisamos contar com investimentos do governo federal para colaborar com sua execução. Uma importante obra que poderá fomentar ainda mais nossa economia, gerar emprego e renda e colaborar com a mobilidade urbana da nossa cidade”, explicou Dr. Isael.

Boas expectativas para indústria local
O vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, conversou com o prefeito Dr. Isael sobre uma notícia alvissareira para a economia de Pindamonhangaba.
Conhecida por seu forte parque industrial no ramo da metalurgia, a cidade poderá se beneficiar da recente informação confirmada pela Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos que decidiu pela revogação do direito antidumping aplicado às exportações brasileiras de chapas de aço carbono, em vigor desde 1993.
“A notícia é positiva pois os EUA deixarão de cobrar taxas adicionais de 74,52%, na forma de alíquota ad valorem, na importação de chapas de aço carbono originárias do Brasil. Em 2021, o Brasil exportou cerca de US$ 5,1 bilhões aos EUA em produtos siderúrgicos. Já as exportações brasileiras relacionadas especificamente a chapas grossas de aço carbono somaram aproximadamente US$ 75 milhões em 2021 e agora com essa revogação iremos incrementar esse mercado”, afirmou Alckmin.