28/02 - Mais de 3 mil crianças participam de ação educacional contra desperdício de energia elétrica

Pindamonhangaba recebeu, na última semana, a Unidade Móvel de Ensino “Caminhão da Energia”, do Programa de Eficiência Energética da EDP Distribuição São Paulo. A parceria entre a instituição e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, beneficiou cerca de 3.400 crianças da Rede Municipal de Ensino.
A ação faz parte do projeto “Boa Energia nas Escolas”, realizada pelo PROCEL: Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Baseado nessas necessidades de garantia das futuras gerações e de mudanças “agora”, o projeto “Boa Energia nas Escolas”, dentre as atividades pedagógicas, busca promover a capacitação do corpo docente das escolas no âmbito municipal, estadual, e privado, com base na metodologia do “Procel nas Escolas”. Seu objetivo principal é a transformação do professor no elemento central para transmitir aos alunos, de forma interdisciplinar, os temas relativos de combate ao desperdício de energia elétrica e proteção do meio ambiente.
Por meio de uma agenda previamente definida com a Coordenação do Projeto no âmbito das escolas participantes, as unidades educacionais que atendam as condições físicas e operacionais, recebem a visita do CAMINHÃO DA ENERGIA. A Unidade Móvel de Ensino conta com um acervo composto por experimentos e maquetes interativas, proporcionando aos visitantes, interação e assimilação dos conceitos de geração, transmissão, distribuição e uso racional da energia elétrica, além da inserção de atividades interativas, por meio da utilização de recursos de multimídia. Além das escolas, a unidade também ficou no estacionamento do Paço.
O projeto conta com fases de sensibilização, aplicação, acompanhamento e avaliação. Iniciou em maio de 2022 e conclui no final desse semestre.
“A visita ao caminhão da EDP Boa Energia proporciona aos alunos vivenciar experiências do que aprendem em sala de aula”, explicou a gestora regional Rosa de Fátima dos Santos Picolo.
O projeto aconteceu em 16 escolas, sendo que o caminhão visitou 7 escolas e outras 4 foram visitá-la no estacionamento da prefeitura. São elas: EM João Cesário, EM Prof Alexandre Machado Salgado, EM Prof. Elias Bargis Mathias, EM Profa. Julieta Reale Vieira, EM Dr. Francisco de Assis César, EM Abdias Júnior Santiago e Silva, EM Profa. Ruth Azevedo Romeiro, EM Profa. Odete Corrêa Madureira, EM Dr. André Franco Montoro, EM Profa. Maria Helena Ribeiro Vilela, EM Padre Mário Antônio Bonotti, EM Prof. Mário de Assis César, EM Profa. Maria Zara Miné Renoldi dos Santos, EM Dr. Moacyr de Almeida e EM Prof. Paulo Freire.
“A EDP em parceria com a Secretaria Municipal de Educação realiza ações de formação para os professores visando a mudança de hábitos para que se evite o desperdício de energia, reduzindo impactos ambientais. A visita ao caminhão da EDP Boa Energia proporcionou aos estudantes vivenciar experiências do que aprendem em sala de aula”, afirmou a secretária de Educação da Prefeitura, Luciana Ferreira.