24/02 - Prefeitura participa de palestra sobre trajetória e cultura africana no Brasil

Pindamonhangaba recebeu na última semana uma palestra da UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo). O evento foi realizado no Teatro Galpão e contou com representantes de várias instituições da cidade e da região, além de profissionais de ensino e membros da Prefeitura, especialmente das secretarias de Educação e de Mulher, Família e Direitos Humanos.
O encontrou abordou sobre a trajetória dos povos africanos no território brasileiro, com objetivo de romper com uma visão européia, que ignora o fato de que quase a metade do povo brasileiro descende de africanos ou são influenciados no seu dia a dia por essa cultura.
A palestra trouxe elementos práticos, como música, cabelos, tipo físico e outros elementos que ajudam na compreensão e na necessidade da mudança.
O evento também visou combater com o racismo estrutural, para que se possa construir uma sociedade justa e que reconheça a resistência do negro e sua persistência para manter sua cultura, sua religião, e seus costumes.
“Pindamonhangaba tem trabalhado para que a mudança comece nas coisas mais simples e corriqueiras, como no modo de falar, evitando piadas. E também para buscarmos passos concretos para atacar o racismo estrutural que fere e mata”, disse o secretário adjunto da Mulher, Família e Direitos Humanos, Padre Afonso Lobato.
A secretária de Educação de Pindamonhangaba, Luciana Ferreira, informou que a ação ajuda a despertar a necessidade por mudança na sociedade. “Na região são 10 municípios que constituem esse polo. É fundamental as cidades debaterem o tema e proporem ações para acabar com o preconceito racial”, disse a secretária, que também é coordenadora do polo de Taubaté da UNDIME, que abrange Pindamonhangaba.