16/03 - Museu recebe exposição inspirada em Tarsila do Amaral

16/03 - Museu recebe exposição inspirada em Tarsila do Amaral

Um marco para a história do país e para a construção da identidade cultural brasileira, a semana de Arte Moderna de 1922 é e deve ser sempre visitada, para que possamos discutir o contexto histórico, sua reverberação e as transformações a partir dela. Com esse intuito, nasce a exposição “INS-PIRADOS EM TARSILA”, trabalho realizado pela professora Nanda Hainah com alunos do 6º ao 9º ano da escola estadual Célia Keiko Ikeda.
“Ins-pirados em Tarsila” é o resultado de um processo pedagógico, com “o objetivo de tornar compreensiva e lúdica a herança cultural a partir dos estudos das obras de Tarsila do Amaral, bem como despertar nos alunos o interesse pela arte”, como conta a professora de artes Nanda Hainah.
O projeto desenvolveu-se durante o ano do centenário da semana mais importante para as artes do Brasil e agora chega ao Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, em formato de exposição. Ao todo são 79 telas, todas feitas por alunos que tiveram a liberdade de reproduzir seus quadros de acordo com o seu sentimento e interpretação.
De acordo com informações do Museu de Pinda, o sucesso do projeto deve-se ao importante papel da professora Nanda que bancou parte da produção e conseguiu parcerias para que as pinturas em papel fossem transformadas em telas. “Eu queria proporcionar aos alunos a experiência de pintar uma tela, de experienciar o momento único entre o artista e a tela”, emocionou-se a responsável pelo projeto.
Para o professor especialista em Currículo da Diretoria Regional de Ensino de Pindamonhangaba, Ricardo Santos “é imprescindível a valorização dos professores por inserir o aluno no universo das artes. A escola pública tem potencial para promover uma educação de qualidade”. A continuidade do projeto e viabilidade da exposição das obras se deve ao esmero do prof. Renan Teixeira.
O expografia contou com o trabalho voluntario da designer de interiores Debora Gomes que pensou um layout de acordo com as intenções modernistas.
A exposição segue de 16 de março a 15 de maio, no museu histórico, aberto de terça a domingo das 9h às 17h. Entrada gratuita.