14/07 - Secretaria de Educação realiza uma Trilha Formativa para funcionários

14/07 - Secretaria de Educação realiza uma Trilha Formativa para funcionários

Nos dias 06, 07 e 08 de julho, todos os funcionários dos CMEIs Caic, Ruth Dóris Lemos e da EM Aníbal Ferreira Lima, tiveram uma trilha formativa que contemplou várias áreas inerentes as funções de cada um e competências socioemocionais.
No primeiro dia, foi feita uma formação para as assistentes de serviços gerais, sobre manipulação de alimentos, no segundo dia foi feita uma formação para as profissionais de apoio e para auxiliares de sala, sobre Autismo.
Devido a importância do tema e a função exercida dentro da escola, no segundo dia as auxiliares de serviços gerais (ASGs) foram convidadas a participarem da formação. No terceiro dia, houve uma dinâmica junto a exibição de vídeos para tratarmos da importância do trabalho em equipe, nesse encontro foi reforçada a importância que cada um tem no cotidiano de trabalho, foi reforçado ainda o impacto que nós seres humanos somos capazes de causar no mundo e na vida das pessoas.
Práticas como essa, buscam reforçar e fortalecer o papel social da escola, buscam ainda elevar o atendimento às crianças a níveis cada vez melhores e humanizados. Buscam ainda o incentivo ao estudo e a formação continuada dos funcionários que são também parte fundamental no processo de formação de nossas crianças.
De acordo com as gestoras regionais de Educação Básica dos setores envolvidos Marta e Rosalina, “atividades como essa são apoiadas pela Liderança da SME por proporcionar além de capacitação profissional em serviço, engajamento entre as equipes, interação e alegria, favorecendo positivamente o atendimento de qualidade aos alunos.
“Ao decorrer dos três dias tivemos a oportunidade de agrupar mais conhecimento em nossas vidas, que nos ajudarão a melhorar a nossa percepção no ambiente de trabalho quanto a criança com Espectro Autista” disse a funcionária da EM Anibal Ferreira de Lima, Aléxia.
“As dinâmicas feitas deram novos olhos a assuntos que muitas vezes deixamos passar. Como no caso da higienização das mãos que na prática podemos ver a importância de lavar as mãos corretamente. Na dinâmica “Ilha do Tesouro” experimentamos na prática também que trabalhar em equipe gera mais resultados do que tentar ser individualista” completou, Aléxia.