12/01 - Secretaria de Educação organiza projeto de Reforço Escolar para estudantes com baixo rendimento

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento Pedagógico, organizou o Projeto Piloto de Reforço Escolar aos estudantes que apresentaram baixo desempenho em 2021. Os estudantes do 3º, 4º e 5º anos foram selecionados durante o Conselho de Classe Final das escolas indicadas para participarem do reforço. Os pais/responsáveis por esses alunos foram consultados e firmaram a parceria da oferta de uma oportunidade de avanço na aprendizagem com atividades personalizadas. Cerca de 500 estudantes serão atendidos no projeto.
Para o desenvolvimento do projeto a equipe pedagógica da SME reuniu professores, auxiliares de classe, agentes de organização escolar, assistentes de serviços gerais e estagiários de pedagogia para atuarem junto aos alunos em cinco unidades escolares: EM José Gonçalves da Silva - Seu Juquinha (Residencial Liberdade), EM Regina Célia (Mombaça), EM João Kolenda (Bem Viver), EM Profª Julieta Reale Vieira (Castolira) e EM Profª Ruth Azevedo Romeiro (Delta).
Nos dias 11 e 12 de janeiro, as gestoras regionais, assistentes sociais e psicólogas da SME realizaram orientação técnica aos professores promovendo reflexão sobre as concepções de alfabetização, uso da tecnologia, avaliação, dinâmicas sobre a importância do trabalho em equipe e reflexões sobre o público-alvo do projeto. Entre os dias 17 a 28 de janeiro, será o início do atendimento aos estudantes.
Os materiais utilizados e divulgação do projeto estão disponíveis no https://www.educapinda.net.br/projeto-reforco/