10/02 - Nova creche no Crispim é inaugurada e tem vagas abertas

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou na quarta-feira (8) o CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) do Crispim, denominada de “Professora Rosália de Fátima Santos Queiroz”.
A unidade, construída com recursos do Governo Federal, está localizada ao lado da Escola Municipal Isabel do Carmo Nogueira e tem capacidade para atender 184 crianças com idade a partir de 4 meses até 3 anos e 11 meses, funcionando em período parcial e integral. “Tivemos o remanejamento de crianças que eram atendidas na Creche do Castolira e do Centro para essa nova unidade, liberando vagas em outras unidades”, afirmou a secretária de Educação, Luciana Ferreira.
Ela explicou que a nova creche ainda possui vagas em aberto e os pais interessados em matricular os filhos devem fazer cadastro pelo site educapinda.net.br. “No decorrer do mês haverá processo de triagem e fechamento dessas vagas”.
A Creche Crispim terá professores e direção escolar como servidores públicos e os demais colaboradores como auxiliar de desenvolvimento infantil (ADI), recreacionista, porteiro e outras vagas serão da organização social Casa Girassol, abrindo novas 30 vagas de trabalho.
“A nova creche irá atender de forma integral algumas crianças com professores na parte da manhã e apoio de ADI, sendo que para cada seis alunos a sala tem uma ADI. E no contraturno trabalhamos com atividades planejadas pelas recreacionistas, contando com a supervisão da direção da escola e da coordenação da organização responsável”, explicou a secretária.
O vice-prefeito e secretário de Governo, Ricardo Piorino, lembrou que “Pindamonhangaba vem se destacando em educação nos últimos anos, devido ao grande investimento da gestão e à dedicação dos profissionais, proporcionando acolhimento e tratamento adequado às crianças de creche e também de educação infantil”.
Com esse prédio, Pindamonhangaba passa a contar com 21 unidades de CMEIs e a intenção é que para esse ano outras seis unidades possam entrar em funcionamento, beneficiando as regiões dos bairros Alto Tabaú, Araretama, Cidade Nova, Jardim Regina, Parque das Palmeiras e Arco Íris. Hoje o município atende mais de 5 mil alunos na Educação Infantil.
O prefeito, Dr. Isael Domingues, afirmou que “o objetivo é zerar a fila de espera, o que deve acontecer com a entrega das novas creches, proporcionando local adequado e seguro para as crianças e tranquilidade para os pais”.
Dr. Isael explicou que as CMEIs trabalham com configuração diferente. “Cada local tem uma forma de trabalho. Aqui no Crispim é pelo método do FNDE, há chamamento público para uma OS, a Casa Girasol, atuar e em outros locais são outros métodos, outras configurações. No Jardim Regina, Cidade Nova e Araretama será pelo modelo de locação de equipamentos, onde a empresa responsável faz as adequações e fica responsável por toda a parte pedagógica, todos os cuidados com as crianças e teremos ainda outra modalidade, como no Parque das Palmeiras e no Arco Íris, que será outro processo, por meio de profissionais que virão do nosso concurso público. Independente do modelo que utilizamos o objetivo é um só: garantir educação de qualidade para nossas crianças e com agilidade no atendimento”.
O presidente da Câmara, Norbertinho, os vereadores José Carlos Gomes - Cal, Magrão, Herivelto Vela, Regininha, Rogério Ramos, Felipe Guimarães, Gilson Nagrin, Julinho Car e diversos secretários municipais estiveram presentes na inauguração. Parentes da homenageada também compareceram ao evento.

Biografia da Homenageada - A Professora Rosália de Fátima Santos Queiroz foi uma excelente professora, admitida na Prefeitura de Pindamonhangaba em 2000, onde atuou em várias escolas ministrando aulas e como gestora de unidade, encerrando sua carreira na escola Professora Maria Aparecida Arantes Vasques, onde permaneceu até seu falecimento em 2022.
Rosália sempre será lembrada com um brilho nos olhos e um contentamento no coração. É considerada por seus amigos e familiares como uma criatura especial, um ser de luz.
Que possamos seguir seu exemplo de comprometimento com o que é público e seu exemplo de cuidarmos uns aos outros.