07/12 - Secretaria de Educação dá formação online para servidores

A Secretaria de Educação da Prefeitura, por meio do Departamento de Gestão Escolar, organiza atividades de formação para auxiliares de serviços gerais, auxiliares de classe e agentes de organização escolar, desde 2019, semestralmente, disponibilizando momentos de qualificação e cuidados para todos.
Este ano, o encontro foi online. Eles tiveram acesso à formação através da lousa digital dos computadores da escola. A grande temática foi sobre o “olhar sobre a vida e como ser grato por ela”.
A secretária de Educação, Luciana Ferreira, destaca a importância desses encontros. “É preciso oportunizar momentos de encontro em que são abordadas reflexões, aprimoramento das competências técnicas e relacionais. Considerando os tempos de desafios vividos, a postura empática faz muita diferença”, afirmou.
A psicanalista Paula Schulze participa do encontro desde a primeira edição e afirma que é bonito disponibilizar um tempo para este olhar e ter momentos importantes de reflexão. “Quero expressar minha gratidão à Secretaria da Educação pela oportunidade de compartilhar momentos importantes de reflexão, acolhimento e saúde mental, com os funcionários das escolas municipais. Principalmente em um ano atípico, onde tivemos que aprender e reaprender a nos olharmos, olhar o próximo com cuidado e afeto, pois sem isso não chegaríamos até aqui”, enfatiza.
A equipe do CMEI Maria Aparecida Gomes “Sá Maria” agradece a oportunidade de fazer parte da formação e mostra o quanto ama a profissão. “Nós, do CMEI, agradecemos este momento especial em poder participar deste curso tão importante diante da situação que estamos passando. Foi muito bom olhar para nós mesmos e perceber que precisamos estar bem para compartilhar o bem-estar com todos ao nosso redor. E que devemos sempre olhar para nosso interior e resgatar sentimentos de gratidão e alegria que vão ficando esquecidos devido à correria do dia a dia. O curso foi maravilhoso, cantamos, dançamos, imaginamos, entramos em contato com nosso interior e nossas emoções com pensamentos positivos com o universo. A empatia pelo outro nos faz sentir cada vez melhor. Agradecemos a todos os responsáveis que nos proporcionaram este curso, nos dando auto estima para enfrentarmos os desafios do dia a dia. Amamos o que fazemos, e procuramos fazer cada vez melhor”, disse a professora co-responsável da unidade, Adriana, em nome da equipe, composta por: Eliete, Fhenícia, Ivana, Lúcia, Maria Elena, Maria do Socorro, Regiane, Tatiana.
De acordo com a Secretaria de Educação, estes encontros proporcionam a cada um a possibilidade de percorrer este ano de forma mais leve e responsável.