Novelis investe em sustentabilidade e inaugura polo de inovação focado no mercado de latas de bebidas

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (8) a inauguração do novo Centro de Soluções ao Cliente, implantado pela indústria Novelis em São José dos Campos. A Prefeitura de Pindamonhangaba esteve representada com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Roderley Miotto, e do secretário adjunto de Governo, Alexandre Pió.
O evento contou com a presença do prefeito de São José dos Campos, Anderson Faria; do presidente da Novelis América do Sul, Francisco Pires e do vice-presidente sênior e diretor de tecnologia da Novelis Philippe Meyer.
O novo polo de inovação da empresa recebeu investimento de R$ 20 milhões e está voltado para o mercado de latas para bebidas na América do Sul. O espaço possui aproximadamente 3 mil m2 e contempla laboratórios modernos equipados com tecnologias de ponta, sala de treinamento, áreas de reunião e estações de trabalho. O novo espaço tem como objetivo acelerar as inovações que surgirão dos desafios e demandas do mercado, bem como fomentar o uso de alumínio leve e infinitamente reciclável, avançando ainda mais em suas metas compartilhadas de sustentabilidade.
A inauguração do novo centro traz a concepção de produtos com menor pegada de carbono e maior conteúdo reciclado. Atualmente, as chapas fornecidas pela Novelis para a fabricação de latas de bebidas são constituídas de mais de 80% de conteúdo reciclado e a expectativa é a de aumentar ainda mais esse percentual.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Roderley Miotto, representou o prefeito Dr. Isael Domingues e parabenizou a companhia pelo investimento. “A Novelis, que é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, mais uma vez demonstra sua visão vanguardista, destacando-se ao agregar inovação e sustentabilidade e ao priorizar um atendimento personalizado junto aos fabricantes de embalagem de alumínio”.
O Centro de Soluções ao Cliente será também um local de compartilhamento de conhecimento, por meio de workshops e encontros do setor. Os focos técnicos de atuação do CSC são metalurgia, revestimentos, automação e modelagem.
“O mercado sul-americano de latas para bebidas tem crescido nos últimos anos e, à medida que isso acontece, a demanda por soluções para embalagens de alumínio cada vez mais sustentáveis também aumenta. Alinhados a isso, estamos trazendo recursos inéditos para que nossos clientes e parceiros possam encontrar, no Centro de Soluções ao Cliente, o que há de mais inovador em termos de desenvolvimento e pesquisa nessa área. Aportamos também nossa expertise de décadas na produção de um alumínio cada vez mais verde e com menor pegada de carbono”, explica Francisco Pires, presidente da Novelis América do Sul.
Com a inauguração do Centro de Soluções ao Cliente, a Novelis demonstra o primeiro passo para a construção de uma rede global de pesquisa e desenvolvimento para o mercado de latas, projetada para acelerar a aplicação de soluções de alumínio por meio da colaboração com nossos clientes, bem como com outros integrantes da cadeia de valor.
“Trabalhamos globalmente para alinhar nossos planos de inovação com os de nossos clientes para garantir que juntos atendamos às necessidades do mercado – tanto hoje quanto amanhã – enquanto buscamos soluções mais sustentáveis.” disse Philippe Meyer, vice-presidente sênior e diretor de tecnologia da Novelis.
O projeto conta com o suporte da InvestSP, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade do Estado de São Paulo, que permitiu a aproximação da empresa com o Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Sobre a Novelis
A Novelis Inc. é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. A Empresa opera em nove países, conta com aproximadamente 15 mil profissionais e receita de US$ 17.1 bilhões (ano fiscal de 2022). fornecendo chapas e folhas de alumínio premium para os mercados de transportes, embalagens, construção civil e eletrônicos. A companhia é parte do Grupo Aditya Birla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia.
No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação de alumínio em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A operação local envolve cerca de 1.600 profissionais e alcançou receita da ordem de R$ 14 bilhões. Em 2021, a empresa finalizou investimentos de R$ 750 milhões em seu complexo de laminação e reciclagem em Pindamonhangaba. Em 2022, a Novelis anunciou novos investimentos que já elevaram a capacidade de laminação para 720 mil toneladas ano e deverá alcançar 750 mil toneladas/ano até 2024.