18/02 - Representantes do Novo Turismo realizam visita técnica na Fazenda Nova Gokula

18/02 - Representantes do Novo Turismo realizam visita técnica na Fazenda Nova Gokula

A Secretaria de Cultura e Turismo continua com as visitas técnicas de mapeamento dos locais turísticos de Pindamonhangaba e, nesta semana, o secretário adjunto Ricardo Flores e o diretor Fabio Vieira estiveram na Fazenda Nova Gokula. Lá, foram recebidos pelo presidente da Nova Gokula, Sesha Lila, e pelo diretor de Comunicação Jaya-Deva, que apresentaram um pouco da cultura da comunidade.
Na ocasião, o local estava realizando um evento de soltura, iniciando com a palestra de Adriana Prestes, responsável técnica da Área de Soltura da Nova Gokula. Segundo ela, “nestes tempos em que vemos destruição ambiental em todos os estados da federação brasileira, inclusive na já tão reduzida Mata Atlântica do estado de São Paulo, é necessário manter viva a ideia de que meio ambiente não é apenas um tópico de conversação entre pessoas esclarecidas, mas é nele que vivemos e é dele que dependemos para sobreviver”, disse lembrando que uma das atribuições do meio ambiente é fornecer o suporte para a biodiversidade e isto inclui a avifauna.
A Fazenda Nova Gokula possui uma área de soltura (ASNG) em funcionamento desde 2008, que vem realizando a recuperação e a soltura de avifauna silvestre nativa da região. A área conta com um espaçoso viveiro para recuperação (120 metros quadrados), comedouros de apoio às ações de soltura (espalhados na área em torno do viveiro) e uma luxuosa área de mata atlântica preservada. Esse ambiente constitui um local ideal para a preservação da fauna nativa bem como a que é resultante da soltura.
A ASNG conta com biólogo responsável e uma equipe técnica e administrativa para conduzir as ações de monitoramento, tanto da fauna oriunda de soltura como a residente, bem como ações para divulgação e captação de recursos, buscando sempre o aprimoramento das ações executadas e promovendo a preservação da biodiversidade local. Também contam com o apoio da Polícia Militar Ambiental e do Ibama ao projeto.
A ASNG promove regularmente eventos educativos com ações de soltura de pássaros.
“Nossas visitas técnicas têm o objetivo de conhecer de perto os locais que Pinda tem a oferecer e também apresentar nossa proposta de um novo turismo. E posso dizer que a cada dia somos surpreendidos pela receptividade e beleza que Pindamonhangaba tem”, afirmou o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Ricardo Flores. “A Fazenda Nova Gokula, que é considerada a maior comunidade Hare Khrishna da América Latina, nos recebeu muito bem. O local é maravilhoso, próximo da natureza, com uma cultura muito rica. Acompanhamos um momento de soltura de pássaros e, para encerrar nossa visita, experimentamos a gastronomia vegana. Agradecemos a receptividade e parceria com os amigos da Nova Gokula”, concluiu.

 

Representantes do Novo Turismo realizam visita técnica na Fazenda Nova Gokula (2)