02/08 - Final do Festival Sertanejo de Pindamonhangaba consagra três campeões

02/08 - Final do Festival Sertanejo de Pindamonhangaba consagra três campeões

A final do 17º Festival Sertanejo de Pindamonhangaba ocorreu no domingo (31), no Espaço Luís Carlos Cardoso - Cardosão, tradicional espaço de música raiz na área da feira livre. O evento foi realizado nas categorias: Raiz, Individual e Jovem Música Sertaneja e teve como vencedores: Teddy Berrante (de Tremembé), Toni Silva (Piranguçu – Sul de Minas Gerais) e Joffre Capucho e Wagner Musak (Lorena e Pindamonhangaba), respectivamente.
Ao todo, foram 43 candidatos inscritos no festival, sendo 20 na categoria individual, 13 na categoria Jovem Música e 10 na categoria Música Raiz.
A Comissão Julgadora foi formada por especialistas em música, convidados pelo Departamento de Cultura: Helison de Oliveira, Benê Freitas e Fred Henrique. A Comissão Julgadora pontuou de 5 a 10, os quesitos: afinação vocal, harmonia (voz/instrumento), performance e dicção.
A diretora do Departamento de Cultura, Rebeca Guaragna Guedes, lembrou que o festival busca valorizar os músicos e a cultura sertaneja na região. “Para nós foi uma alegria retomar esse festival depois de dois anos de pandemia, principalmente com o grande número de artistas inscritos”, disse.
Para o idealizador do festival, o conhecido “Cardosão”, essa é uma oportunidade dos músicos do sertanejo da região se conhecerem. “O festival é um evento de amizade e de união da família sertaneja”, afirmou.
Segundo o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Ricardo Flores, a realização de festivais culturais traz vários benefícios para o município. “O festival sertanejo é uma tradição em Pindamonhangaba, que ocorre há cerca de 50 anos, mesmo antes da instituição da lei que o regulamenta. Para a Prefeitura, em especial a Secretaria de Cultura e Turismo, este evento é muito importante porque valoriza a cultura da cidade e, trazendo artísticas de outros municípios, ainda colabora para o desenvolvimento da economia de Pindamonhangaba”, destacou.
O 17º Festival de Interpretação da Música Sertaneja “LUIZ CARLOS CARDOSO” é promovido pela Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Cultura, em cumprimento à Lei nº 3.911 de 24 de maio de 2002, alterada pela Lei n. 4.713, de 06 de novembro de 2007, regulamentada pelo Decreto Municipal n. 4.738, de 18 de julho de 2011, e tem como objetivo incentivar a música sertaneja, revelar novos talentos e promover o intercâmbio artístico cultural.


Premiação
CATEGORIA - JOVEM MÚSICA SERTANEJA
1º lugar: Joffre Capucho e Wagner Muzak - 2.198.94 reais.
2º lugar: Bruna e Rafael - 1.649,17 reais.
3º lugar: Lauro César e Matheus – 1.099,52 reais.
CATEGORIA - MÚSICA RAIZ
1º lugar: Toni Silva e Marcos Myra – 2.198,94 reais.
2º lugar: José Junior e Gabriel - 1.649,17 reais.
3º lugar: Bueno e Lilian - 1.099,52 reais.
CATEGORIA – INDIVIDUAL
1º lugar: Teddy Berrante – 1.649,17 reais.
2º lugar: Surraila Violeira – 1.282,81 reais.
3º lugar: Montbel – 733,05 reais.