26/05 - Pinda apresentará atribuições do Centro de Referência e de Apoio às Vítimas na segunda

A Prefeitura de Pindamonhangaba e a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo vão realizar a apresentação da unidade municipal do CRAVI (Centro de Referência e Apoio à Vítima), dia 30 de maio (segunda-feira), às 9h30, no auditório municipal.
O evento contará com a presença do prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, da secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda, do secretário de Segurança Pública, Fabrício Pereira, da coordenadora estadual do CRAVI, Luane Natalle, do promotor de Justiça, Jaime Meira do Nascimento, dentre outros.
Na ocasião serão apresentados os trabalhos que serão realizados no CRAVI de Pindamonhangaba (Rua Coronel José Antônio Salgado, centro).
De acordo com a secretária de Assistência Social, a unidade é fruto de uma parceria entre o município e a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, com apoio do Ministério Público.
Ela ressaltou que o CRAVI busca promover o reconhecimento e o acesso aos direitos humanos, às vítimas de violência, seus familiares e pessoas próximas, “contribuindo para a consolidação dos direitos humanos e o exercício da cidadania, promovendo o pleno aceso à justiça”.
Ana Paula explicou que “o objetivo do CRAVI é dar apoio, atendimento social e psicológico às vítimas e familiares que passaram por situação de violência grave, consumada ou tentada, como casos de homicídio, feminicídio, latrocínio ou qualquer outra ação de natureza grave”.
O atendimento do CRAVI é gratuito e oferta diversos serviços, como atendimento social, psicológico, orientações e conta com profissionais interdisciplinares especializados na temática.
O prefeito Dr. Isael Domingues enalteceu o trabalho dos profissionais que atuam em defesa das vítimas. Ele lembrou que Pindamonhangaba será o primeiro município da Região metropolitana do Vale do Paraíba a contar com o equipamento. “Atualmente o Estado de São Paulo possui 12 CRAVIs. Nos empenhamos muito para receber esta unidade, que fará um trabalho digno de acolhimento, amparo e apoio às vítimas de violência. A Secretaria da Assistência Social intermediou esta grande conquista para a cidade, que também tem apoio da Secretaria de Segurança Pública de Pinda e apoio do Ministério Público. O CRAVI vai contribuir ainda com órgãos e instituições do município”, concluiu o prefeito.

Mais sobre o CRAVI

O Centro de Referência e Apoio à Vítima é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, criado em julho de 1998 pelo Governo do Estado de São Paulo, dando eficácia ao artigo 245 da Constituição Federal e ao artigo 278 da Constituição Estadual.
Tem como missão: ser referência para ações e políticas públicas que visam a superar os ciclos de violência e promover reconhecimento, cidadania e acesso aos direitos de vítimas de crimes violentos.
O CRAVI oferece atendimento público e gratuito às vítimas de crimes violentos e seus familiares. Conta com uma equipe interdisciplinar de triagem, especializada em receber, triar e encaminhar os usuários para a rede ou serviços pertinentes as suas demandas.
Também possui uma equipe interdisciplinar de atendimento especializada em acolher, atender, informar e orientar vítimas e familiares de vítimas nos casos de crimes de homicídio, latrocínio e ameaça.
O CRAVI disponibiliza espaço sigiloso e acolhedor para apoiar, escutar e cuidar do cidadão exposto ao sofrimento causado pela violência. Através do atendimento presencial e de outras ações, o programa busca facilitar o acesso a informações, orientação jurídica e serviços públicos.
A assistência às vítimas auxilia no desenvolvimento de recursos psíquicos que proporcionam atitudes positivas frente às consequências da violência e promovem a reconstrução de laços sociais, a confiança na Justiça e o exercício da cidadania.
O CRAVI identifica os problemas enfrentados pela vítima e a direciona para tratamento no próprio centro ou nas instituições parceiras do programa.
Também incentiva e promove a criação de outros serviços de atendimento às vítimas nos municípios do estado.
O CRAVI realiza mensalmente oficinas abertas para o público sobre temas correlatos.