11/03 - Prefeitura realiza formatura do programa Prospera Família

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou no dia 2 de março a cerimônia de formatura da primeira etapa do Programa Prospera Família. O evento foi realizado no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina e contou com 51 formandos.
O Programa Prospera Família tem como objetivo atender os responsáveis familiares de famílias monoparentais em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar de até R$ 210 por pessoa, inscritos no CadÚnico e que tenham ao menos um dependente com até 6 anos de idade.
O Programa possui duração de 12 meses e oferece tutoria para construção de projeto de vida, oportunidade de capacitação profissional, transferência de renda (apoio financeiro mensal e ao final do Programa um incentivo financeiro para que possa iniciar seu negócio), noções de empreendedorismo e educação financeira para os cidadãos que residirem em municípios que aderiram ao Programa.
Os responsáveis familiares das famílias participantes são continuamente acompanhados por profissional especializado em encontros e atividades de estímulo ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, ao longo de uma trajetória de capacitação dividida em três momentos: Oficinas para elaboração do seu Projeto de Vida; Cursos técnicos para o trabalho conforme o Projeto de Vida; e Oficinas de capacitação para empreendedorismo para desenvolvimento do seu Projeto de Vida. A cada momento do programa há uma formatura que conclui a finalização da etapa.
“A Secretaria de Assistência Social entende como muito importante o aceite feito a este Programa Prospera Família junto ao Governo do Estado, pois é mais um benefício para famílias chefiadas por mulheres. O Programa visa a profissionalização, trazendo oportunidade de negócios e renda para as famílias”, avaliou a secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda.