10/03 - Prefeitura e CMAS realizam capacitação para novos conselheiros

10/03 - Prefeitura e CMAS realizam capacitação para novos conselheiros

O CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, com o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou, nos dias 8 e 9 de março, a capacitação dos novos conselheiros, que tomaram posse em dezembro de 2022, para a gestão 2022/2024. A capacitação foi realizada no auditório do paço municipal.
Com o tema “Desvendando a Política de Assistência Social”, a capacitação teve à frente Sônia Maria Bonfanti Gonçalves, que é assistente social, consultora técnica em capacitações, cursos, supervisões para CT, rede da PNAS/SUAS e órgãos do Sistema de Garantia e Direitos Humanos, especialista em violência doméstica e políticas sociais da SSOMAR – Assessoria e Formação Continuada em Políticas Públicas.
No evento foram abordados temas como: o que são os conselhos; qual o papel de cada qual; o que é CMAS; atribuições e como atuar como conselheiro municipal na perspectiva da paridade; legislações, entre outros.
A presidente do CMAS, Sarah Brega Nunes Bastos, explicou que a capacitação foi realizada com a finalidade de preparar o conselheiro para o exercício de sua função. “Os conselheiros exercem papel muito importante perante a sociedade, já que os conselhos de direitos exercem o controle social e auxiliam o poder público na construção das políticas públicas, além de fiscalizar a aplicação das leis e normativas vigentes”, disse.