10/02 - Prefeitura implanta Big Data com integração de sistemas e dados para economia e racionalização de recursos

A Prefeitura de Pindamonhangaba, em iniciativa pioneira, investe na ciência de dados para economia e racionalização dos recursos, objetivando tomada de decisões rápidas, baseadas em fatos e dados. Com a implantação do monitoramento de dados de gestão, ainda neste mês, secretários e prefeito terão esta ferramenta ao seu alcance, e os benefícios virão para além da gestão interna de recursos.
De acordo com o secretário adjunto de Administração, Danilo Velloso, responsável pela implantação de tecnologias na administração municipal, o uso inteligente de dados melhora a eficiência da gestão pública. “Atualmente é produzido, diariamente, um grande volume de dados na prefeitura, sendo cada vez mais necessário o controle pela tecnologia do Big Data. Temos 1Doc, Eouve, Sistema de Educação, Segurança e, em breve, o sistema de Saúde e isso requer soluções de Data Science (Ciência de Dados) que incluem mecanismos como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (Aprendizado de Máquina) e Big Data, ferramentas que quando usadas em conjunto conseguem ajudar a gestão na antecipação de ações”, explicou.
Segundo o secretário adjunto, no mundo corporativo a maioria das organizações já entendeu a importância de promover a integração de plataformas, sejam elas em ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente), sistemas customizados próprios, RH (Recursos Humanos), WMS (sistema de gerenciamento de armazém), arquivos em excel ou dados das redes sociais. Por isso, a intenção da Prefeitura é, partindo deste mesmo princípio, implantar essas ferramentas de tecnologia, possibilitando que o munícipe não precise enfrentar uma burocracia virtual para usar o serviço público.
“Esse volume de dados requer ferramentas para análise e é isso que estamos implementando. Hoje, somente grandes empresas fazem isso, agora faremos na gestão pública”, enfatizou Danilo Velloso. “O Tribunal de Contas nos audita e hoje agimos somente depois que o servidor nos reporta manualmente, causando transtornos para a prefeitura junto a esses órgãos. A partir de agora, tomaremos ações antes dos problemas se concretizarem, pois todos os indicadores do Tribunal de Contas estarão automatizados”, resumiu.
Além de todos esses benefícios, o monitoramento desses dados e as ações resultantes desta gestão integrada e que antecipa soluções, melhora os indicadores de transparência, desburocratização e economia da Prefeitura. Como consequência, a intenção é elevar a cidade em patamares de investimentos, atraindo empresas e gerando empregos. “Nosso objetivo é melhorar o retorno do investimento dos investidores em nossa cidade”, finaliza Danilo Velloso.