GERAL

11/09/18 - Dez mil pessoas prestigiam o Sete de Setembro em Pindamonhangaba
11/09/2018 - 10h11

Na manhã ensolarada de sexta-feira, 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, cerca de 10 mil pessoas acompanharam o desfile cívico-militar com concentração na praça Sete de Setembro e percurso na avenida Albuquerque Lins.

De acordo com a organização do evento, cerca de 20 instituições participaram do desfilo cívico-militar deste ano que, mais um vez, contou com a abertura e participação da Corporação Musical Euterpe, que executou o hino Nacional e o hino da Independência.

O momento de hasteamento das bandeiras – do Brasil, do Estado de São Paulo e de Pindamonhangaba – e ocorreu às 8h30, na praça Monsenhor Marcondes, com a presença do prefeito Isael Domingues, capitã Lucimeire Jeronymo e o coronel Brion; além do acompanhamento de grupos de escoteiros e moradores da cidade. Aconteceu também o ato no obelisco com a entrega de uma coroa de flores em homenagem aos guardas de honra de Dom Pedro I, nascidos em Pindamonhangaba.   

Autoridades civis e militares do município participaram e prestigiaram o desfile. Em 2018, o desfile cívico-militar em Pindamonhangaba contou ainda com a presença dos Combatentes Mirins, que é resultado da parceria entre a Secretaria de Saúde e Assistência Social com a Secretaria de Educação e Cultura. Os Combatentes Mirins se apresentaram em uma “ala” com cerca de 50 alunos da 3º ano da Escola Municipal Nogueira do Carmo, que fica no Crispim. Ao longo do ano, os estudantes promovem a conscientização no combate ao criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue bem como chikungunya, zika vírus e febre amarela.

A moradora Regina Pereira conta é importante comemorar a Independência, pois o Brasil deixou de fazer parte do Império Português, e hoje passa para toda essa nova geração o amor pela pátria. Regina destaca também que gostou muito do novo local, próximo ao centro de Pinda, viabilizando um acesso fácil ao desfile, e que mesmo com o percurso na Albuquerque Lins o trânsito ficou livre nas vias principais.

 “Foi muito positiva a recepção das pessoas tanto na concentração na praça Sete de Setembro quanto na avenida Albuquerque Lins. Facilitou a mobilidade das pessoas, o fato de ser no centro, melhora o acesso para a população”, destaca o diretor de Cultura, Alcemir Palma.

As festividades de Sete de Setembro possuem o intuito de construir parâmetros socioculturais brasileiros a fim de que a população sempre consiga notar suas origens e celebrá-las.  





Outras Matérias
Adote

ACESSO RÁPIDO