MEIO AMBIENTE

09/08/18 - Pinda recebe exposição itinerante e oficinas gratuitas sobre meio ambiente
09/08/2018 - 20h54

 

Nos dias 29 e 30 de agosto, Pindamonhangaba recebe a exposição itinerante “A coleta seletiva e você” com atividades para comunidade, catadores e cooperativas. A exposição faz parte do Programa de Educação Ambiental do Gasoduto Campinas – Rio de Janeiro – Etapa ll - PEA GASCAR.

Exposição será realizada nos dias 29 de agosto, das 13h30 às 17h3h e 30 de agosto, das 8h às 17h30, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, na Rua Marechal Deodoro, 260, Centro.

As oficinas também serão no Museu, nos mesmos dias.

No dia 29, as oficinas serão abertas à população em geral. Às 13h30, oficina sobre consumo consciente, e às 15h30, sobre Reciclagem. Cada uma conta com 25 vagas.

No dia 30, as oficinas da manhã são abertas para as cooperativas de reciclagem, com dez vagas cada. Os temas serão "Mediação de conflitos", às 8 horas, e "Negociação, vendas e oportunidades de negócio", às 10 horas.

No mesmo dia, na parte da tarde, serão as oficinas para catadores individuais, também com 10 vagas cada uma. Os temas serão: "Cooperativismo", às 13h30; e "Saúde e uso de EPIs", às 15h30. 

Mais informações e inscrições para as oficinas já podem ser feitas na Secretaria de Serviços da Prefeitura, pelo telefone (12) 3644-5208.

Entenda o programa

O PEA GASCAR tem como proposta contribuir para a melhoria da gestão de resíduos sólidos nos municípios da área de influência do gasoduto GASCAR, da NTS- Nova Transportadora do Sudeste e Transpetro, por meio de ações formativas para multiplicadores atuantes nas esferas governamental e não governamental. Desse modo, procura-se que os atores envolvidos - gestores públicos, comunidade, cooperativas e catadores - tenham participação qualificada nos processos de implementação de políticas públicas na temática educação ambiental e resíduos sólidos.

As atividades formativas do PEA GASCAR iniciaram em junho de 2017 com o Módulo I – Capacitação dos Gestores Públicos em Resíduos Sólidos contemplando os 33 municípios da faixa de dutos, entre eles Pindamonhangaba. Agora, no Módulo II, serão realizadas ações de educação ambiental junto aos outros públicos, por meio daexposição itinerante “A coleta seletiva e você”, que tem formato interativo, falando sobre os atores envolvidos na coleta seletiva, a rota dos resíduos sólidos, curiosidades sobre os resíduos, e a importância de que todos trabalhem juntos para provocar uma mudança positiva. Será finalizada com uma oficina que falará, numa linguagem acessível, sobre temas de interesse aos públicos dentro desse assunto.

Outras Matérias
Adote Adote

ACESSO RÁPIDO