SAÚDE

12/04/18 - Pinda ganha mais pontos de coleta de exames laboratoriais
12/04/2018 - 16h04

  

Seguindo o princípio da humanização no atendimento da Saúde, a Prefeitura de Pindamonhangaba, ampliou os locais de coletas descentralizadas de exames laboratoriais. A iniciativa já deu certo em Moreira César e no Araretama e, a partir desta quarta-feira (11), haverá uma equipe atendendo a região do Cidade Nova e outra equipe, itinerante, para os bairros mais distantes.

O posto de coleta central, que é referência para todas as unidades, permanece com o fluxo inalterado.

Araretama

O posto de coleta Araretama é centralizado no Nova Esperança, que terá o número de pacientes atendidos aumentado para 50 por dia, sendo que cada dia é separado especialmente para uma região diferente do bairro. Nas segundas-feiras, para moradores do Nova Esperança; nas terças-feiras, para moradores do Arco-Íris e Residencial das Américas; nas quartas-feiras, moradores do Araretama; nas quintas-feiras, Cidade Jardim; e nas sextas-feiras, moradores do Bem Viver.

Moreira César

O posto de coleta de Moreira César permanece no Cisas, para moradores da região do Azeredo, Vale das Acácias, Terra dos Ipês 2, Vila São Benedito.  

Cidade Nova

No Cidade Nova, será seguido o modelo do Araretama, ou seja, cada dia da semana será reservado para uma região próxima ao bairro. Às segundas-feiras, Cidade Nova; às terças, Feital; às quartas, Triângulo e Eloyna; às quintas, Feital novamente; e às sextas, moradores do Santa Cecília e Maricá.

Equipe itinerante

A coleta itinerante contará com uma equipe percorrendo, a cada dia, um bairro diferente. O cronograma ficou assim: dia 11 - Bonsucesso, dia 12 - Vila São Benedito, dia 13 - Goiabal, dia 16 - Cruz Grande, dia 17 - Bairro das Campinas, dia 18 - Jardim Regina, dia 19 - Jardim Imperial, dia 20 - Bela Vista, dia 23 - Terra dos Ipês 2, dia 24 - Castolira, dia 25 - Bonsucesso, dia 26 - Vila São Benedito e dia 27 - Goiabal. Essa é a escala elaborada para o mês de abril para teste, e posteriormente poderão ser realizados os ajustes necessários.

Descentralização

A descentralização da coleta visa organizar o fluxo de atendimento do laboratório municipal, gerando mais conforto aos pacientes, que não precisam se deslocar até o centro da cidade para realizarem seus exames laboratoriais. As coletas são realizadas somente por meio de agendamento no posto de saúde de cada bairro, após o paciente passar pelo médico.

É realizada a coleta de sangue de maiores de 8 anos de idade e também recebido material biológico (urina e fezes). Exames como curva glicêmica, que requerem procedimentos específicos durante a coleta estão sendo realizados somente na unidade do centro.

 

De acordo com o prefeito Isael Domingues, esses primeiros passos na readequação do fluxo de atendimento já estão surtindo os efeitos desejados e o movimento está mais organizado no laboratório central. “Um atendimento mais humanizado e mais próximo da população é uma das metas de nossa gestão”, explica o prefeito Isael. 

Outras Matérias
Adote Adote

ACESSO RÁPIDO