MEIO AMBIENTE

28/03/18 - Pinda leva conscientização no Dia Mundial da Água
28/03/2018 - 09h32

  

Durante a última semana, de 21 a 23 de março, o Condema – Conselho de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Meio Ambiente, realizou ações em comemoração ao Dia Mundial da Água - dia 22 de março.

Segundo o diretor de Meio Ambiente, Fred Gama, as datas em comemoração ao Dia da Água, Dia do Meio Ambiente e Dia da Árvore fazem parte da programação do município e são de extrema importância, pois permitem a interação com a população a partir de atividades sociais, além de levar conscientização.

A programação começou na quinta-feira (21), com a Estação Água do projeto Casa Verde realizando atividades na Praça Dr. Cícero Prado, no bairro Vila São Benedito. O projeto contou com parcerias da EDUCARTE Brinquedoteca, Sabesp e Adriana Saccioto, da APTA. Na ação aberta, participaram por volta de 400 pessoas, entre alunos e moradores da comunidade. A equipe falou sobre a importância da preservação da água, para a manutenção da vida, levando experiências, como: cobertura vegetal e evapotranspiração.

Com a parceria de Adriana Saccioto, o público pode conhecer melhor as rãs e a importância que elas têm como indicadores em relação a poluição dos rios. A parceria da brinquedoteca trouxe as brincadeiras com jogos e brinquedos para resgatar a importância do "brincar".

Já a Sabesp realizou a distribuição de água potável e também falou sobre a importância da preservação da água. A Casa Verde também apresentou jogos ambientais ensinando de forma lúdica sobre a preservação. ”Consideramos de grande importância este evento, pois acreditamos que cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos”, comentou a professora da Casa Verde, Esther Carneiro, representando todas as professoras do projeto.

No dia 22, quinta-feira, os moradores do bairro Socorro puderam participar de duas caminhadas transversais, uma no período da manhã e outra no período da tarde. Já no período da noite, no auditório da Faculdade Anhanguera, foi realizada uma apresentação do plano de macrodrenagem municipal de água e floresta, com o pesquisador José Luiz Carvalho, do Instituto Florestal SMA-SP.

A programação foi encerrada com a participação das crianças, que se uniram para realizar um plantio de mudas nas margens do córrego do Araretama, área de proteção ambiental –APP.

 

A comemoração contou com a participação de diversas escolas municipais e estaduais, além de universitários. O intuito é conscientizar os jovens sobre a importância da preservação da água para um futuro de qualidade.

Outras Matérias
Adote Adote

ACESSO RÁPIDO