GERAL

26/02/18 - Parque da Cidade ganha pista de Pump Track e quadras de areia
26/02/2018 - 17h06

  

A maior pista pública de Pump Track foi inaugurada no domingo (25), no Parque da Cidade. O local recebeu, ainda, duas quadras de areia, sendo uma de futebol e outra de vôlei, que também estarão abertas para o lazer da população.

A cerimônia de inauguração contou com a presença dos homenageados, Renato Paiva - que deu seu nome à pista - e do casal Alfredo de Andrade "Una" e Maria Helena Gíudice de Andrade, que nomearam as quadras de futebol e vôlei de areia. O prefeito Isael Domingues, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Domingues, o presidente da Câmara vereador Carlos Magrão e demais autoridades do município também marcaram presença na solenidade.

Após a palavra das autoridades, homenagens e descerramento das placas inaugurais, foram realizados amistosos de futebol, com equipes da Associação de Moradores do Arco-Íris e Nova Esperança, e de vôlei de areia, com as duplas femininas Astrid e Val x Naira e Paula e masculinas Borges e Natan (Semelp), Matheus e Luiz Guilherme (Paineiras), e Érick e Júnior (de Caraguá). Ao mesmo tempo, Renato Paiva e convidados fizeram demonstrações na pista de Pump Track, que já estava aberta ao público, ao som da banda Bellator.

Também presente no evento, o ônibus da Saúde "Nos Caminhos da Saúde", realizou a vacinação contra febre amarela na população.

Esporte e Saúde

Para o prefeito Isael Domingues, a idéia desta gestão é que esporte e saúde estejam sempre juntos. O prefeito lembrou ainda que o investimento na pista e nas quadras de areia são fruto da parceria com a iniciativa privada,- por meio do decreto nº 5431/2017, que permite a doação para a prefeitura - somados a mão de obra da administração municipal e ao melhor aproveitamento de materiais, resultando em um custo muito baixo para os cofres públicos.

Novos talentos

O principal incentivador da pista e homenageado, Renato Paiva, lembrou que esta pista de Pump Track foi projetada para o incentivo ao esporte. "Essa pista não é de alto desempenho, mas de base para o desenvolvimento dos esportes, tanto bike, skate ou patins. Quem sabe não descobrimos um talento aqui, nesta pista?", destacou.

De formato simples e seguro, a pista é um local onde crianças e jovens encontram uma forma e divertida de praticar esporte. Da mesma forma que existem “Quadras” Poliesportivas, que são exclusivas dos esportes com bola, o Pump Track pode ser chamado como “Pista” Poliesportiva, que promove a prática dos esportes urbanos de rodas, como bike, skate, patins e patinete. Promove a coordenação motora, resistência física, interação social entre as diferentes faixas etárias, classes sociais e tribos esportivas. 

O próximo passo será realizar um chamamento público para a contratação de um professor que irá atender as modalidades de skate, roller e BMX. A expectativa é que as aulas atendam todas as idades, com o nível iniciante e intermediário, aos sábados e domingos e, conforme haja necessidade, as aulas podem ser estendidas para o meio da semana.

 

Conheça os homenageados

Renato Paiva - morador de Pindamonhangaba há 18 anos. Praticante de BMX há 35 anos, Renato é, atualmente, presidente da Associação Valeparaibana de Esportes Radicais e árbitro nas principais competições nacionais. Engenheiro civil de profissão, foi responsável também pela construção das principais pistas da região.

Professor Alfredo de Andrade "Una" - nascido em Sabaúna, distrito de Mogi das Cruzes, em 2 de novembro de 1928. Formado em Educação Física e Direito, lecionou nas faculdades de Mogi das Cruzes, Católica de São Paulo e de Taubaté, onde foi um dos fundadores do curso de Educação Física. Foi atleta da seleção brasileira de vôlei e dirigiu equipes em campeonatos regionais, estaduais e internacionais. É um dos principais nomes do incentivo do voleibol em Pindamonhangaba e, entre suas ações de destaque, estão a luta pelo primeiro ginásio coberto da cidade, o Ginásio de Esportes Manoel César Ribeiro, popularmente conhecido como Quadra Coberta; e a idealização, criação e organização do famoso torneio popular de voleibol, realizado durante muitas décadas na cidade.

Professora Maria Helena Gíudice de Andrade é nascida em Pindamonhangaba e se formou em Educação Física pela Esefic de Cruzeiro. Foi atleta representante da cidade até 1974 e técnica de equipes de categorias de base até a categoria adulta, na Prefeitura de Pindamonhangaba, de 1980 a 2014. Conquistou vários títulos regionais e estaduais para a cidade, dentre eles, o bicampeonato estadual dos Joguinhos Abertos, categoria juvenil.

 

 

Outras Matérias
Adote Adote

ACESSO RÁPIDO