EDUCAÇÃO

31/01/18 - Prefeitura realiza curso de capacitação para funcionários do transporte escolar
31/01/2018 - 17h16

  

Nesta terça-feira (30), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, realizou um curso de capacitação para todos os funcionários que irão trabalhar diretamente com o transporte escolar durante o ano de 2018. No total, 119 funcionários participaram do curso, que foi realizado no Teatro Galpão e teve a duração de seis horas.

O secretário de Educação, professor Julio Valle, fez a abertura da capacitação realizando o primeiro contato entre a Prefeitura e a empresa terceirizada Antunes e Antunes Transportes Escolar Ltda-ME, a mesma que realizou o serviço o ano passado.

O responsável pelo setor de transporte escolar, Lucas Ouverney, ficou responsável por ministrar o curso, discutindo diversos tópicos necessários para que o trabalho seja realizado corretamente, com responsabilidade e segurança.

Os participantes são instruídos sobre quem tem direito ao transporte escolar, discutindo as Leis e a constituição. Os motoristas e monitores são apresentados as suas atribuições, e principalmente as recomendações em casos de riscos, atitudes necessárias no embarque, desembarque, trajetos e planilhas de presença são exigências da Prefeitura.

Durante a capacitação são apresentadas diversas situações reais para servir como exemplo para os participantes, de como agir e as consequências. É apresentado também o tópico das relações humanas, em que as crianças devem ser tratadas com cordialidade, mas sempre respeitando limites. Os motoristas e monitores aprendem ainda quais as responsabilidades dos pais e o que é de obrigação das unidades escolares. Lembrando que os alunos da Apae e do Estado também fazem parte das responsabilidades do transporte escolar.

“Nós, atualmente, fazemos o embarque e desembarque dentro das escolas que possuem o espaço adequado, o que dá muito mais segurança para que nada aconteça com as crianças. A criação do setor de transportes escolares e as capacitações iniciaram no ano passado. É muito importe realizar o serviço com segurança. Até o momento, não houve nenhum relato de nenhum tipo de acidente, o que é muito gratificante para nós”, comentou Ouverney.

Além do curso de capacitação foi realizada também, nesta segunda-feira (29), a vistoria de 60 veículos escolares, sendo que 4 estavam na oficina. E necessário verificar o bom estado dos estofados, o funcionamento correto do cinto e a limitação obrigatória de 10cm dos vidros, entre outras obrigações. A Prefeitura convida um órgão fiscalizador para realizar a vistoria em conjunto, identificado falhas é enviado um ofício e em alguns dias é realizada uma nova averiguação.

 

Durante as primeiras semanas, são notadas as possíveis adequações e, a partir do dia 19 de fevereiro, é iniciada a fiscalização das rotas. Durante o ano passado, 1.400 alunos participaram do frete e 800 do passe escolar. A previsão é que tenha um aumento de 200 alunos para o frete durante esse ano.  Ao todo, são 64 veículos, 94 rotas, 150 viagens e 9.803 km rodados diariamente. "Tudo é realizado com total zelo e acompanhamento da Prefeitura", afirmou Lucas.

Outras Matérias
Adote

ACESSO RÁPIDO