SAÚDE

22/12/17 - Retrospectiva 2017 - Mudanças de gestão marcam o ano na Secretaria de Saúde e Assistência Social
22/12/2017 - 12h35

 A Secretaria de Saúde e Assistência Social teve um ano com muitos desafios. Muito ainda há que ser realizado, mas grandes passos foram dados em 2017 para oferecer serviços mais abrangentes e humanizados para a população.

Uma das maiores secretarias da administração municipal, a Secretaria de Saúde e Assistência Social tem à frente a secretária Valéria dos Santos, que conta com o apoio de diretores, coordenadores, entre outros comissionados, e uma equipe extensa de funcionários concursados. São vários os setores em que a Secretaria de Saúde atua, como por exemplo: postos nos bairros, Cisas, Fisioterapia, Farmácia, Laboratório, Cpic (Centro de Práticas Integrativas e Complementares), CEM - Centro de Especialidades Médicas, Pronto Socorro, Vigilância Sanitária, CEO - Centro de Especialidades Odontológicas, para citar alguns.

Entre os destaques do ano, está a prevenção e combate permanentes do mosquito Aedes aegypti, por meio de trabalho realizado casa a casa e nas unidades de saúde; prêmios de excelência no combate à tuberculose; campanhas nacionais de vacinação em geral, também para animais, e outros, destacados pela secretária.

 

- Reforma do Pronto Socorro

A primeira etapa da reforma do Pronto-Socorro teve início neste ano, no andar superior do prédio, que está sendo preparado para receber uma ala exclusiva para o atendimento infantil. O acesso será feito por um elevador que será implantado durante a reforma. Serão algumas salas de atendimento, recepção e entrada exclusiva para atender as crianças.

Após o término da reforma no piso superior, o canteiro de obras será montado no térreo. Todo o prédio receberá melhorias e readequações. Ao fim do serviço, o Pronto-Socorro terá uma área de praticamente o dobro do tamanho da atual, que deverá melhorar o fluxo no atendimento.

 

- Nova gestão do Pronto-Socorro

Neste ano, o Pronto-Socorro de Pindamonhangaba passou a ser administrado pela Organização Social ABBC - Associação Brasileira de Beneficência Comunitária. Neste novo contrato, a ABBC também fica responsável pela manutenção do prédio. A mudança na gestão do Pronto-Socorro era uma reivindicação antiga da população e o novo contrato gerou uma economia aproximada de 500 mil reais, para serem investidos em outras melhorias na saúde.

Hoje a nova gestão conta com serviços que não aconteciam no antigo contrato como: Uma ala exclusiva para atendimento a crianças com mais pediatras, cirurgião de plantão 24 horas e investimentos em equipamentos como um raio-x digital, mais uma novidade que ocorreu nesta gestão.

 

- Descentralização do Laboratório

Para a organização do fluxo de atendimento do laboratório municipal em Pindamonhangaba, a Secretaria de Saúde da Prefeitura deu início à descentralização da coleta, gerando mais conforto aos pacientes, que não precisam se deslocar até o centro da cidade para realizarem seus exames laboratoriais. A iniciativa já deu certo em Moreira César e também foi implantada no Araretama.

 

- Normalização dos estoques da farmácia

No primeiro mês de 2017, a Prefeitura precisou realizar uma compra de R$ 2 milhões e meio para suprir a falta de medicamentos na rede. Atualmente, o atendimento está normalizado e organizado, e a população pode realizar a retirada de medicamentos também nos postos dos bairros.

 

- Inauguração da UBS Azeredo

Em julho, foi inaugurada a UBS Azeredo "Dona Terezinha Moretti", preparada para realizar, por mês, uma média de 600 consultas médicas, 300 consultas de enfermagem, 300 procedimentos, além do acolhimento dos munícipes em livre demanda. Atendidos os bairros Loteamento Azeredo,Vale do Sol, Padre Rodolfo e região.

 

- Carreta da Mamografia

O estacionamento da Prefeitura recebe, neste mês de dezembro, o "Programa Mulheres de Peito", com a carreta da mamografia, uma parceria entre a Prefeitura de Pindamonhangaba e o Governo do Estado de São Paulo. Mais de 500 mulheres da cidade serão beneficiadas com o exame até o final do ano.

 

- Criação do CIAF

Pindamonhangaba recebeu, neste ano, um novo local de atendimento à saúde de toda a família. O CIAF - Centro Integrado de Assistência à Família - oferece consultas médicas, vacinas e outros serviços, para homens, mulheres, crianças e idosos.

 

- Continuidade da reforma do CEM

As reformas do CEM - Centro de Especialidades Médicas - continuam e estão em fase final. Após reformado, o prédio receberá o Centro de Diagnose, com exames como espirometria, Raio X, ultrassonografia, eletrocardiograma, entre outros.

 

- Construção de um setor de transporte da saúde

Para levar mais conforto para a população e organização no serviço oferecido, a Prefeitura de Pindamonhangaba está construindo uma área específica para o transporte da Saúde, na rua Major José dos Santos Moreira. Além da guarita e portaria, que já estão prontas, o local terá uma sala administrativa, a recepção onde será feito o atendimento dos munícipes que vão até o local agendar o transporte, além de sanitários, área para lavagem dos carros, estacionamento e sala de descanso para os motoristas.

 

- Treinamentos para servidores na atenção básica

A Secretaria de Saúde realizou, durante o ano, diversos treinamentos para os profissionais da atenção básica Pneumologia e Coaching Motivacional Técnicas e Habilidades Comportamentais foram alguns deles. 

Outras Matérias
Adote Adote

ACESSO RÁPIDO