GERAL

20/12/17 - Retrospectiva 2017 - Prefeitura realiza eventos com economicidade e criatividade
20/12/2017 - 17h08

Pindamonhangaba contou com o apoio ou realização da Prefeitura em mais de 40 eventos durante o ano. Mesmo com um orçamento menor que em anos anteriores, a Coordenadoria de Eventos esteve atuante, realizando ou apoiando festas já tradicionais da cidade, com criatividade e o mínimo de gastos, mantendo ou melhorando a qualidade do evento.

"Nosso primeiro ano foi de conhecer os eventos realizados e nos ambientar com os trâmites burocráticos da Prefeitura. Mesmo com um orçamento menor, não deixamos de realizar e apoiar os eventos que já vinham acontecendo, sempre tentando melhorar, e criamos outros novos", explicou o coordenador de Eventos da Prefeitura, Ricardo Flores.

Para 2018, a intenção é melhorar ainda mais. "Pretendemos começar pelo Carnaval, oferecendo para a população eventos de qualidade, com estrutura e segurança, e assim continuar ao longo do ano. Nossa intenção é dar a cara desta administração aos eventos de 2018, inovando com criatividade, mas sem desperdício de recursos", explicou Flores.

A Coordenadoria de Eventos é a responsável, prioritariamente, pela parte estrutural dos eventos, como palco, iluminação e sonorização, sanitários químicos, arquibancadas, tendas, estandes, entre outros itens essenciais para o sucesso de eventos, principalmente os de grande porte.  

Importante destacar que todos os eventos realizados pela Prefeitura contam com o apoio de secretarias, departamentos e setores da administração municipal para seu sucesso. Cultura, Elétrica, Serviços Municipais, Trânsito, Administração, Licitações, Finanças, Proteção e Bem Estar, Fundo Social de Solidariedade são alguns dos principais parceiros para a realização dos eventos de sucesso na cidade.

 

Apoio aos eventos

Entre os eventos realizados neste ano, a prefeitura apoiou: Corrida Pinda (julho); Feira da Fraternidade da Apae (agosto); Dia do Soldado (agosto); aniversário da Corporação Musical Euterpe (agosto); Aniversário do Programa Escola da Família (agosto); Hora do Mamaço (agosto); Festival das Cores (setembro), na Fazenda Nova Gokula; Dia Nacional do Idoso (setembro); Passeio Ciclístico de Moreira César (setembro); Caminhada do Outubro Rosa (outubro); Dia da Criança (Zito e João do Pulo), em outubro; Concurso Miss Beleza Negra (novembro); Pedale (maio); 10ª Festa Junina do SOS (junho); formaturas do Proerd; Parceiros do Amanhã (dezembro); Festival Food Trucks e Traillers; além de diversas festas religiosas das paróquias da cidade.

 

Carnaval

O maior evento do ano é o Carnaval. Em Pindamonhangaba, foram realizados neste ano o Pré-Carnaval, o Festival de Marchinhas e as festividades carnavalescas no Largo do Quartel e Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Com o tema "Carnaval Solidário 2017", o evento foi aberto pelo Festival de Marchinhas 'Darcy Torres' (15 a 19 de fevereiro), no Largo do Quartel. O vencedor foi o bicampeão El Sombrero.

Sempre presente no carnaval de Pindamonhangaba, o Bloco do Barbosa, de São Luis do Paraitinga, foi a atração do Pré-Carnaval de Moreira César, no dia 18 de fevereiro, em novo trajeto, passando em frente ao CE Zito.

Os blocos começaram a ganhar as ruas da cidade na quarta-feira, dia 22 de fevereiro, com o Bloco Academia Ferroviária e, a partir do sábado, dia 25, Pindamonhangaba teve Dondocas, Juca Teles, Socó da Madrugada, Los Beudos, shows e desfile de blocos na Avenida do Samba e matinês no Largo do Quartel.

Em ano de crise econômica, o ideal é reduzir custos. Pindamonhangaba seguiu nesta linha, realizando o Carnaval de maneira mais enxuta e com foco direcionado para a diversão e segurança das famílias. Com ações simples, mas que não tiram o brilho da festa, a Prefeitura de Pindamonhangaba reduziu os custos com o Carnaval em aproximadamente 50%, graças a diminuição de cinco para quatro dias de programação, redução da estrutura e eventos que terão seu horário de término mais cedo, seguindo orientação da Polícia Militar para a segurança e conforto de todos os foliões.

Eventos inéditos

Pela primeira vez, Pindamonhangaba realizou os seguintes eventos em parceria com a Prefeitura: chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida (agosto), no Parque da Cidade; Festival Márcia Lima contra o câncer de mama (outubro); Romaria Fluvial (julho) até Aparecida, pelo rio Paraíba do Sul; Copa Vale de Wheeling Stunt (julho); e Festival Internacional Krishna West (julho).

 

Animacão defendeu a causa animal

As quatro edições do Animacão Legal (maio, junho, julho e outubro), realizadas no Parque da Cidade e no Bosque da Princesa, alertaram sobre a causa animal. Os eventos receberam o apoio dos protetores de animais da cidade, receberam doações de rações para o Fundo Social de Solidariedade e foram uma oportunidade para os donos de bichinhos de estimação exibirem seus filhotes em desfiles temáticos.

  

Caminhada no Trabiju

As caminhadas solidárias realizadas no Parque do Trabiju em maio, julho e setembro possibilitaram aos munícipes conhecerem o Trabiju, com segurança e monitoria dos guardas ambientais, por meio de trilhas que uniram lazer, história, atividade esportiva e conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Os participaram tiveram a oportunidade, ainda, de fazer doações para o Fundo Social de Solidariedade.

 

Aniversário da Cidade

Considerado o principal evento da cidade, a festa de Aniversário de Pindamonhangaba, realizada no Parque da Cidade, conta com shows gratuitos, praça de alimentação organizada pelas entidades assistenciais, feira de artesanato, arrecadação de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade e outras atrações. Neste ano, o evento teve os shows: Corporação Musical Euterpe, A Tropa, Sambatuque, Sandamí, Banda La Brava, Banda Malta, Dj Yago e Caio César e Diego.

 

Natal

A chegada do Papai é outro evento de grande porte realizado em Pindamonhangaba e Moreira César. Neste ano, Papai Noel, Mamãe Noel e os Duendes foram recebidos de braços abertos pela população de Pindamonhangaba, no dia 1º de dezembro. A região da Praça Monsenhor Marcondes ficou lotada de famílias a espera do Bom Velhinho e sua turma, que abriram oficialmente as comemorações natalinas na cidade, chegando no Paradão de Natal, que contou com apoio da Acip, comércio da Cidade e carreta da Alegria.

Em Moreira César, uma carreata percorreu diversos bairros do distrito e a chegada de Papai Noel, Mamãe Noel e os duendes foi na Praça do Cisas, com o show do Dj Yago. A população compareceu em peso e pôde apreciar a decoração caprichada, além de conversar e levar sua cartinha para o Bom Velhinho.

 

Outras Matérias
Adote Adote

ACESSO RÁPIDO