GERAL

19/12/17 - Retrospectiva 2017 - Criação da Secretaria de Proteção e Bem Estar ao Cidadão traz mais segurança para a cidade
19/12/2017 - 16h10

  

Novidade na estrutura administrativa-organizacional da Prefeitura, a Secretaria de Proteção e Bem Estar ao Cidadão realizou ações efetivas para melhorar a segurança em Pindamonhangaba. Tem à frente o secretário José Sodário Vianna, com a seguinte estrutura: I- Gabinete do Secretário; a) Coordenação de Gabinete - coordenador Joaquim Adilson Pereira da Silva; II- Departamento de Ações de Segurança - diretor José Vidal de Souza França Filho e III- Guarda Municipal - comandante Sandro Faria Alvarenga.

 

O destaque desta secretaria é a implantação do COI - Centro de Operações Integradas que, por meio da instalação do sistema de videomonitoramento e 16 câmeras  em todas as regiões da cidade, já trouxe resultados na inibição de violência inclusive em ações mais simples, como por exemplo, possibilitando a instalação segura do cinqüentenário presépio na Praça Monsenhor Marcondes - que por dois anos seguidos, havia sido vítima de vandalismo.

18 novas viaturas

No dia 30 de outubro, foram entregues 7 automóveis e 6 motocicletas para a Polícia Militar utilizar na atividade delegada; uma camionete e um automóvel para o Corpo de Bombeiros utilizar nas atividades de fiscalização, vistorias e operações; e 3 automóveis para a Guarda Municipal.

 

Atividade Delegada com o dobro do efetivo

Em 26 de maio, o prefeito Isael Domingues assina a minuta do aditamento de convênio visando a implantação do Programa da Atividade Delegada e encaminha para a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Dia 29 de junho foi feita a publicação do Extrato de Convênio, para a implantação do Programa da Atividade Delegada e, nos primeiros dias de julho, início efetivo da Atividade Delegada, com emprego de 25 a 32 Policiais Militares por dia, aumentando as ações policiais em todo o município.

 

Ronda Escolar

Implantação da Ronda Escolar pela Guarda Municipal. Em conformidade com as suas atribuições legais, realização de ações preventivas na segurança escolar, zelando pelo entorno e interagindo com o corpo discente e docente das unidades de ensino municipal, de forma a colaborar com a promoção da cultura de paz na comunidade escolar de Pindamonhangaba.

Durante o ano, a Guarda passou por diferentes treinamentos, incluindo Policiamento Comunitário, Legislação Criminal, Direção Defensiva, Defesa Pessoal e Procedimentos Operacionais.

 

Sistema Detecta

No segundo semestre, Dr. Isael Domingues assina a minuta de convênio para adesão ao Sistema Detecta. Muito mais que um sistema de monitoramento inteligente, o sistema Detecta é o maior Big Data (conjunto de informações armazenadas) da América Latina, que integra bancos de dados das polícias paulistas, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados e clonados.

 

Projeto Intragov

Em 2 de outubro, foi assinado adesão ao Projeto Intragov e compartilhamento de recursos da Rede IP Multisserviços.

O Projeto Intragov vai permitir aos cidadãos a obtenção de informações e o uso dos serviços de governo com maior agilidade, bem como facilitar a interação entre órgãos de governo e destes com a sociedade, permitindo a transparência na gestão dos recursos públicos, traduzindo-as em benefícios concretos para o cidadão.

 

Apoio da Guarda Municipal

A Guarda Municipal foi empregada na realização dos eventos pré-carnavalescos e Carnaval, assim como eventos durante o ano todo, como procissões, dias de grande movimentação no cemitério municipal, eventos realizados e apoiados pela Prefeitura, como Pescaria no Parque, Circuito Sesc de Artes, Festa de Aniversário do Araretama, Festa Junina do SOS, Chegada do Papai Noel na Praça Monsenhor Marcondes e em Moreira César, entre muitos outros, somando mais de 80 solicitações de apoio atendidas.

 

Guarda com Bike

Visando aumentar a segurança da população, alcançar mais locais, além de atender a critérios de economicidade, a Prefeitura de Pindamonhangaba criou, em março deste ano, a “Guarda com Bike”. As equipes atenderão vários setores do município, como o Parque da Cidade, o Bosque da Princesa, praças e outros lugares que precisam de vigilância.

 

 

Outras Matérias
Adote Adote

ACESSO RÁPIDO