ESPORTE

12/12/17 - RETROSPECTIVA 2017 - Semelp encerra o ano com saldo positivo
12/12/2017 - 17h59

A Semelp - Secretaria Municipal de Esportes e Lazer - esteve atuante durante o ano todo, com competições e eventos de lazer para todas as idades. A Secretaria tem à frente o professor Everton Chinaqui e conta com o Departamento de Esportes, diretor Antônio Macedo Gíudice, e Departamento de Lazer, diretor João Roberto de Castro Corrêa "Biro", além de grande equipe formada por gestores, professores, técnicos e demais funcionários.

"Termino esse ano satisfeito e com um saldo positivo das nossas ações", afirmou o secretário Everton. "Conseguimos reduzir gastos com água, luz e telefone, sanamos vazamentos, continuamos o trabalho de base do esporte, tivemos resultados expressivos nas competições como Joguinhos da Juventude, Jogos Regionais, Torneios Nacionais, Copinhas e Jogos Abertos. Conseguimos também manter o compromisso com o Futebol na cidade", completou.

O secretário destacou também os eventos realizados. "Tivemos destaque com nossos idosos no JORI, promovemos passeios e intercâmbios, fizemos o JOMI, mobilizamos toda a Prefeitura junto ao Festival de Esportes e como resultado presenciamos um lindo evento".

Para o próximo ano, as expectativas são as melhores. "Já estamos na expectativa para 2018 com o JORI em fevereiro, avaliando as possibilidades pro Projeto Verão em janeiro nas piscinas da cidade, estamos retomando o Fundo de Apoio e com possibilidade de bolsas pros atletas na faculdade. Tem tanta coisa boa acontecendo que eu só tenho a agradecer. Apesar das dificuldades, estamos conseguindo resgatar aos poucos o esporte da cidade e motivar funcionários, professores e gestores em prol da nossa secretaria. Espero que tenhamos um próximo ano ainda melhor que 2017, com muito otimismo e união. Agradeço a todos mais uma vez pelo apoio", avaliou o secretário da Semelp, prof. Everton Chinaqui.

 

ESCOLA DE ESPORTES

Atendimento à crianças de 6 a 17 anos, nas modalidades: Atletismo, Basquetebol, Capoeira, Esporte da 1ª Infância, Futebol, Futsal, Handebol, Judô, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Natação, Taekwondo e Voleibol, encerrando o ano de 2017 com 2340 alunos inscritos em 10 locais de atendimento espalhados por toda a cidade.

 

FESTIVAL DE ESPORTES 2017

Realizado no final do mês de novembro e início de dezembro, contou com a participação de dos alunos de todas as modalidades, celebrando uma grande festa do esporte!

 

SETOR DE COMPETIÇÕES

As equipes de treinamento participaram ativamente, durante todo o ano, de diversas competições, nas modalidades: Atletismo, Basquetebol, Capoeira, Ciclismo, Futebol, Futsal, Handebol, Judô, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Malha, Natação, Tênis de Mesa, Taekwondo e Voleibol, servindo como espelho e motivação para as crianças que iniciam a prática nas escolas de esporte e dando continuidade ao trabalho de formação do atleta.

Os destaques no ano de 2017 foram:

- Marcos Paulo Ferreira – Ouro no Atletismo nos Jogos Sulamericanos da Juventude em Santiago, Chile

- Alowany Tsubota – Campeão do Torneio Nacional de Ginástica Artística, no Rio de Janeiro.

- A participação do município de Pindamonhangaba nos Jogos Regionais, nos mês de julho, superando as expectativas de conquista de medalhas e classificando 5 modalidades para os Jogos Abertos do Interior, ocorridos em novembro.

- A equipe de Basquetebol Feminino que se consagrou Campeã da Final Estadual da Copa São Paulo, na cidade de Presidente Prudente, também em novembro.

 

Corrida Pinda

Realizada em novo local, o Parque da Cidade e o Anel Viário, a Corrida Pinda 2017 reuniu mais de 5 mil pessoas no dia 23 de julho. O novo trajeto teve largada no Anel Viário e chegada dentro do Parque. O evento foi realizado pela parceria entre a Prefeitura de Pindamonhangaba, Tenaris Confab e apoio do Shopping Pátio Pinda.

 

Seleção Brasileira de Basquete em Pinda

As seleções brasileiras de Basquete realizaram jogos amistosos em Pindamonhangaba, no segundo semestre. A equipa masculina enfrentou Camarões e a feminina, Angola. As partidas foram realizadas no CE João do Pulo, com ingressos em troca de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade, e contaram com apoio da CBB - Confederação Brasileira de Basquete e Funvic - Fundação Universitária Vida Cristã.

 

Esporte do Bem ganha prêmio

O Projeto Esporte do Bem foi um dos vencedores do Prêmio Acolher 2017 da Natura, que premia 10 projetos do país todo com o valor de R$ 10 mil cada. O projeto foi desenvolvido por uma das gestoras da Semelp, visando a sustentabilidade, com a utilização de materiais recicláveis nas atividades esportivas e a integração da comunidade para a arrecadação de latinhas.

 

Projetos de Lazer

Atendimento de mais de 3160 alunos acima de 18 anos com atividades físicas e esportivas com foco na qualidade vida. Além disso, atende idosos com atividades esportivas de competição.

Locais de Atendimento: Projeto BEA – Bairro em Ação, com 17 bairros: Alto do Cardoso, Araretama, Campinas, Campos Maia, Cidade Jardim, Cidade Nova, Crispim, Delta, Feital, Mombaça, Morumbi, Ouro Verde, Pasin, São Judas, Santa Cecília, Vila Rica, Vila Suíça. PSFs: Castolira e Bela Vista; AMIs: Bosque e Santana; Parque da Cidade; CCIs: Vila Rica e Campinas; Recinto São Vito - Grupo Idosos e Grupo Terapia e Lazer; Centros Esportivos – João do Pulo, Zito e Araretama; Ginásios – Quadra Coberta, Juca Moreira, Luiz Caloi e Pai João.

 

Projeto Viva Melhor

Iniciado em fevereiro, no Parque da Cidade. Visa levar a população a vivenciar atividades em contato com a natureza, atividades corporais, relaxamento, dança circular e tai chi. Teve grande adesão e as aulas são abertas e realizadas as segundas-feiras.

 

Medida Certa

Ginástica funcional com o objetivo de melhorar o condicionamento físico dos participantes. São três turmas, três vezes por semana, no Parque da Cidade, atendendo em torno de 100 alunos atualmente, com redução total de 223 kg ao longo do ano.

 

JORI – fase regional e estadual

Classificação de atletas de natação e atletismo para Jogos Regionais do Idoso, fase estadual, em Sertãozinho: Therezinha de Jesus da Silva (Atletismo Feminino, 800 metros, categoria D - de 75 a 79 anos) e Francisca Maria da Conceição (Atletismo Feminino, 600 metros, categoria G - acima de 90 anos), que tem 104 anos. E Natação: Francisco Alves de Souza (categoria F - 85 a 89 anos) e Geraldo de Oliveira Garcia (categoria E - 80 a 84 anos).

 

JOMI - Jogos Municipais do Idoso

Contando com 500 participantes, o evento é destinado aos alunos da Semelp, Instituições de atendimento ao idoso (ACCI”s e Lar de idosos), e população na faixa etária a partir de 50 anos. Tem a parceria com o Fundo Social de Solidariedade do município.

 

Aula aberta de Zumba

A parceria entre a Secretaria e a professora Vivian Pupio proporcionou levar a atividade Zumba gratuitamente para a população, na última sexta-feira do mês, no CE João do Pulo. A professora ministra aulas como voluntária.

 

Festa do Dia da Criança

 

Retorno do evento de recreação do Dia da Criança com capacidade para grande público. Neste ano, foram atendidas mais de 6 mil pessoas nas festas do CE João do Pulo e CE Zito. 

Outras Matérias
Adote Adote

ACESSO RÁPIDO