17/10/17 - Morador de rua muda de vida com apoio do Albergue Municipal
17/10/2017 - 17h52

  

O Albergue Municipal da Prefeitura de Pindamonhangaba vem ajudando várias pessoas a saírem das ruas e, no inicio do mês de outubro, mais um morador de rua deixou de viver nos espaços públicos. 

O ex-morador de rua dormia nas praças do centro da cidade e passou a frequentar o Albergue, recebendo apoio com higiene pessoal, alimentação e pernoite, ganhando forças para arrumar sua documentação e diminuir o uso de drogas. Após algumas semanas, procurou a família e prometeu que iria deixar as ruas e as drogas definitivamente, procurando um trabalho e fazendo o tratamento da dependência química para deixar o uso do álcool e do crack. 

O jovem tem 35 anos e está fazendo o tratamento com apoio do CAPS AD, sendo incluído em programas sociais, tendo começado a trabalhar a cerca de quinze dias, mudando seu comportamento e deixando de dormir debaixo das marquises.

Os próximos passos serão a aproximação familiar e o aluguel de um quarto para que ele possa viver de forma independente e conquistar os seus objetivos. 

O Albergue Municipal acolhe, todos os dias, pessoas em situação de rua no período noturno, oferecendo diversos serviços e possibilitando a saída das ruas, garantindo a inclusão social.  O espaço conta com o trabalho de grupos religiosos, de auto-ajuda e de voluntários que apóiam na alimentação e nas conversas diárias, que ajudam as pessoas a deixarem as ruas, aproximando a comunidade e trazendo para o espaço parcerias em favor do próximo. 

O Abrigo oferece ainda mais de 20 serviços em parceria com o serviço de abordagem social.  Nos últimos dois meses, foram atendidas 91 pessoas, totalizando 793 pernoites e 1615 refeições, entre jantar e café da manhã. 

Assim, mais importante que os números, é a mudança individual de cada pessoa, sendo uma vitória para esse trabalho complexo e cheio de dificuldades. 

Alguns depoimentos de ex-moradores que frequentam o Albergue: "aqui é bom... é um lugar pra gente descansar, tomar um banho, ver TV, um filme"... "a comida é gostosa e os voluntários vêm na casa conversar com gente, alguns fazem oração"... "as pessoas aqui querem que a gente mude de vida, saia das drogas e volte a trocar idéia com a família, isso é legal"... "aqui, posso trazer o meu cachorro, meu carrinho de reciclagem e dá até pra lavar roupa"... "as pessoas na Casa tratam a gente com respeito e consideração"... "às vezes, tem umas comidas diferentes, tipo cachorro quente e esfirra"... "o corte de cabelo na sexta-feira é profissional"... "dá força pra mudar de vida e seguir em frente, trabalhar e alugar um quarto". 

O assistente social responsável pelo Abrigo, Maurício Faria, afirmou que após a criação do albergue, o cenário nas ruas apresentou melhora em aproximadamente 50%, havendo ainda muito a fazer, principalmente em relação aos migrantes e pacientes psiquiátricos. "Agradeço a Deus e a cada 'morador de rua' que tem aceitado a oportunidade em mudar de vida, bem como o apoio dos voluntários, do Fundo Social de Solidariedade e da gestão municipal, convidando a todos para se unirem na melhoria dos serviços já ofertados, buscando acolher ainda mais pessoas em situação de rua e ajudando ao próximo", afirmou. 

 

O Albergue funciona todos os dias e está localizado na rua Cônego José Luiz Ribeiro, 157, São Benedito, Pindamonhangaba.

Outras Matérias
Adote Adote

ACESSO RÁPIDO